A Prefeitura do Rio de Janeiro planeja lançar em 2025 a licitação para substituir os ônibus do sistema BRT por Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). A informação foi divulgada pela Rádio CBN e aponta que os corredores do BRT Transcarioca (Alvorada – Galeão) e BRT Transoeste (Jardim Oceânico – Campo Grande/Santa Cruz) estão no foco da mudança.
VLT pode atrair mais passageiros
Segundo Gustavo Guerrante, presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), o VLT tem o potencial de atrair um número maior de passageiros. Estudos de viabilidade indicam que a instalação de trilhos pode ser feita sobre as pistas já utilizadas pelos BRTs, exigindo adaptações em algumas estações para adequá-las aos veículos sobre trilhos.
Capacidade: BRT vs. VLT
Em termos de capacidade, corredores de ônibus convencionais podem transportar até 15 mil passageiros por hora em cada sentido com duas faixas. Já sistemas mais robustos, como o BRT de Bogotá, chegam a 45 mil passageiros por hora e sentido. Por sua vez, o VLT possui uma capacidade intermediária, com cerca de 35 mil passageiros por hora e sentido.
Por que trocar o sistema?
A troca do BRT pelo VLT parece estar relacionada a questões que vão além da capacidade de transporte. Conforme publicado pelo G1, ainda não há definição sobre o modelo de trens que será utilizado. A Secretaria Municipal de Transportes destacou que, em vias segregadas, o VLT pode atingir velocidades maiores, o que favorece a eficiência do sistema.
Expectativas de aumento no transporte de passageiros
Atualmente, os corredores transportam cerca de 420 mil passageiros por dia, mas a expectativa é que esse número aumente para 500 mil com a implementação do VLT, tornando os eixos de transporte mais atrativos e eficazes para a população carioca.