O Via Trolebus desembarcou na China para conhecer a maior fábrica de ônibus do mundo, a Yutong. O site conferiu como são produzidos, testados e até como será o transporte coletivo no futuro, com veículos que literalmente andam sozinho. O país está na vanguarda na adoção de ônibus elétricos, e mira em mercados como o da América Latina.
O destino final foi Zhengzhou, capital e maior cidade da província de Honã, localizada na região central da República Popular da China. Para chegar lá, foram escalas em Amsterdã e Pequim, totalizando cerca de 30 horas de viagem, incluindo as paradas.
Nossa primeira parada foi em um centro de pesquisa e marketing da Yutong. É impressionante como os chineses dominam o marketing e o relacionamento.
Os chineses estão atentos ao mercado global e conhecem profundamente a história do transporte coletivo no mundo. Prova disso é que o centro possui um museu dedicado à evolução dos transportes, incluindo uma referência ao nosso BRT de Curitiba, que é um marco global nesse segmento.
De olho no passado e no futuro, o local conta com um cinema 8D que simula como poderá ser o transporte nas próximas décadas.
Os testes também incluem a imersão do veículo em um tanque, tudo para certificar que o ônibus resista a condições que os brasileiros de algumas parte do país conhecem bem, que são as inundações. A comitiva embarcou no veículo no momento em que ele trafegou pela água, tudo para mostrar que o ônibus pode suportar essas condições. Há ainda testes em condições severas como chuvas.
Há ainda uma preocupação especial com as baterias dos veículos. Elas são projetadas para serem resistentes à água e ao fogo.
Em algumas partes do mundo, como na China, o futuro já é realidade. Já imaginou chamar um Uber ou 99 e ser atendido por um micro-ônibus autônomo? Essa é uma das soluções de mobilidade apresentadas pela empresa, cuja frota de veículos circula dentro da própria fábrica.
A fabricante iniciou suas operações em 1993 e, em março de 1997, tornou-se a primeira empresa de ônibus da China a ser listada na Bolsa de Valores de Xangai. Atualmente, conta com quatro fábricas espalhadas pelo mundo, sendo esta a maior do planeta, com uma produção de cerca de 150 mil ônibus por ano.
A empresa já produziu veículos para quase todos os continentes, incluindo a América Latina, com 25.054 unidades vendidas. Destaque para os ônibus elétricos do sistema de Santiago, no Chile, e para os trólebus modernos da Cidade do México. Neste último caso, os veículos operam em um sistema de BRT elevado, combinando a tradição dos trólebus com a modernidade dos ônibus a bateria. Isso significa que o veículo pode rodar fora da área de cobertura da rede elétrica e, quando conectado, recarrega suas baterias.
No Brasil, a empresa estabeleceu recentemente uma parceria com a Marcopolo, voltada para os mercados interno e externo. Como resultado dessa colaboração, foi entregue no México o ônibus elétrico Attivi, equipado com chassis Yutong de piso baixo e 13 metros de comprimento. No total, serão 45 veículos destinados ao transporte coletivo urbano de Monterrey, cidade localizada no estado de Nuevo León.
A empresa ainda deve testar junto com o fabricante de Caxias do Sul uma unidade elétrica em São Paulo.
Veja o primeiro vídeo da série em nosso canal no YouTube: