As obras do Pátio Morro Grande, na Linha 6-Laranja de metrô, atingiram mais de 74,76% de conclusão, de acordo com informações publicadas no site da Linha Uni, concessionária responsável pela construção e operação do novo eixo metroviário. Em outubro, a mesma fonte indicava que a construção estava em pouco mais de 70%.
Localizado no extremo norte da cidade de São Paulo, no Sítio Morro Grande, o pátio será essencial para as operações da linha. Ele abrigará um estacionamento para os 22 trens da frota, um bloco de manutenção, um almoxarifado, cabines para sistemas de energia e o CCO (Centro de Controle Operacional) da Linha 6-Laranja.
O Pátio Morro Grande é considerado o “cérebro” da linha, pois concentrará diversas atividades indispensáveis para o funcionamento da rede metroviária. No local, será realizada a manutenção dos 22 trens que atenderão mais de 600 mil passageiros diariamente. Esses trens estão sendo fabricados pela Alstom em sua planta em Taubaté.
Histórico do Pátio
O terreno onde está sendo construído o pátio já foi uma pedreira, desativada na década de 1980. Conhecida como “Prainha da Brasilândia”, a área foi transformada para dar lugar ao centro estratégico da linha que conectará a zona norte de São Paulo à região da Liberdade.
O projeto da Linha 6-Laranja começou em 2015, sob a gestão da antiga concessionária Move São Paulo. No entanto, devido a complicações financeiras decorrentes da operação Lava Jato, o grupo não conseguiu prosseguir com a obra. Em 2020, a empresa espanhola Acciona assumiu o projeto ao firmar um contrato com o governo estadual, criando a Linha Uni para construir e operar a nova linha de transporte de massa.
Desafios técnicos
Uma das etapas mais complexas da obra foi a drenagem da água acumulada no local. Para isso, foi necessário bombear grandes volumes de água para galerias pluviais existentes, um processo que contou com a validação do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).