Trens da Linha 11 estacionados em Barra Funda | Renato Lobo - Via Trolebus
CPTM

Operação da Linha 11 na Barra Funda tem data divulgada

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) dará início, no dia 15 de dezembro (domingo), aos primeiros testes operacionais na Linha 11-Coral, no trecho entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda.

De acordo com comunicado da empresa, os testes serão realizados aos domingos, das 10h às 15h, e estão previstos para durar cerca de nove meses.

Intervalos menores que metrô

A CPTM destacou que a Linha 11-Coral é a mais movimentada da companhia e possui os menores intervalos de operação entre trens, inclusive inferiores aos de muitos metrôs no Brasil. Por essa razão, o período semanal de testes foi reduzido para evitar impactos na operação regular e prejuízos aos passageiros. Em outros dias e horários, a linha continuará operando normalmente no trajeto entre as estações Luz e Estudantes.

O intervalo no pico chega até minutos e meio, no trecho entre as estações Luz e Guaianases e sete minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Renato Lobo | Via Trolebus

Durante os testes, serão analisados itens essenciais para garantir o conforto e a segurança dos passageiros, como a rede aérea, sinalização, via permanente e plataformas. “O objetivo é iniciar a operação em horário comercial sem pendências, sempre priorizando a segurança total dos nossos passageiros”, afirmou Paulo Mota, gerente de circulação da CPTM.

Mais conexões

A extensão da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda proporcionará uma nova conexão entre as estações centrais de São Paulo (Barra Funda, Luz e Brás), que atualmente também podem ser acessadas pela Linha 7-Rubi.

“Com o início dos testes no dia 15 de dezembro, reforçamos o compromisso da CPTM em oferecer um serviço cada vez mais eficiente, contribuindo para a melhoria da mobilidade e da integração entre os diferentes modais. Essa iniciativa facilitará a rotina dos passageiros que utilizam nossos trens diariamente”, destacou Michael Cerqueira, presidente da CPTM.

Fim do serviço 710

Embora a ampliação da antiga Expresso Leste seja uma boa notícia para os usuários da linha, ela traz mudanças para os passageiros do serviço 710, que permite a conexão direta entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de troca de trens nas estações Luz ou Brás.

Renato Lobo | Via Trolebus

Segundo um comunicado da CPTM enviado ao Via Trolebus em maio deste ano, “a previsão é que o Serviço 710 – que conecta as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de transferência de trens na estação Brás – continue operando até que a Linha 11-Coral passe a atender a Estação Palmeiras-Barra Funda.”

O fim do serviço, entretanto, deve ocorrer após a operação da Linha 11 e Barra Funda em todo o horário de operação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus