Nesta terça-feira, foi anunciado que o Metrô de São Paulo iniciará a construção da Linha 19-Celeste em 2026, com previsão de conclusão em seis anos. A nova linha, que contará com 15 estações distribuídas ao longo de 17,6 km, será atendida por uma frota de 31 composições.
Pátio Vila Medeiros: centro de operações da frota
O distrito de Vila Medeiros, localizado na Zona Norte de São Paulo, será o local escolhido para a construção de um pátio destinado ao estacionamento e manutenção das 31 composições da Linha 19.
Embora a região abrigue o pátio, o bairro não contará com uma estação própria. A opção mais próxima para os moradores será a futura estação Jardim Julieta.
Localização estratégica do pátio
De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da Linha 19-Celeste, o pátio deverá ser instalado em uma área estratégica no limite entre São Paulo e Guarulhos, próximo ao cruzamento das Rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias. O terreno proposto é amplo, aparentemente desocupado e situado às margens do Rio Cabuçu.
Infraestrutura prevista para o Pátio Vila Medeiros
O projeto do pátio inclui:
- 48 baias para estacionamento de trens;
- 11 baias para manutenção e limpeza;
- Edifício administrativo para as operações;
- Subestação de energia para atender à demanda do sistema;
- Estacionamento para funcionários.
Além disso, está prevista a desapropriação de uma garagem pertencente a uma empresa de ônibus que opera na Zona Norte de São Paulo.