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Obras da Linha 19-Celeste (SP-Guarulhos) devem começar em 2026

O Metrô de São Paulo planeja iniciar as obras da futura Linha 19-Celeste em 2026, com as contratações programadas para ocorrer no primeiro trimestre de 2025.

Durante o evento que marcou a chegada do tatuzão da Linha 2-Verde à estação Santa Clara, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comentou sobre os avanços no projeto da Linha 19-Celeste, que ligará o centro de São Paulo a Guarulhos. Segundo ele, o governo estadual está preparado para lançar o edital das obras. “Estamos prontos para lançar o edital para iniciar a obra da Linha 19”, afirmou, embora não tenha detalhado uma data exata para o início das construções.

Licitação em lotes

O Metrô informou por meio de nota que a concorrência a ser lançada tem como objetivo a contratação em três lotes, para realizar em conjunto o projeto executivo – que fornece o detalhamento técnico da construção – e a obra civil.

O primeiro lote vai abranger um trecho com cinco estações e seis poços de ventilação (VSE) entre Bosque Maia e Itapegica, o segundo terá cinco estações e seis VSEs entre Jardim Julieta e Vila Maria, além do Pátio Vila Medeiros, enquanto o terceiro compreenderá cinco estações e seis VSEs de Catumbi a Anhangabaú.

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Frota de trens

A linha deve ter 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que poderão ter o trajeto reduzido em até uma hora, e utilizar a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.

Orçamento

O investimento estimado para a Linha 19 é de R$ 19,5 bilhões, que será executado gradualmente ao longo de todo o período de implantação e abrangendo as obras civis, além de outras etapas que serão contratadas futuramente, como fornecimento de trens e sistemas de controle, além das desapropriações necessárias.

Projeto básico finalizado

O Metrô já concluiu o projeto básico da Linha 19-Celeste. Esse documento define os detalhes técnicos e o escopo necessário para a execução da obra, servindo como base para a licitação e a futura construção.

Detalhes do traçado

Com 17,6 km de extensão, a Linha 19-Celeste conectará a estação Anhangabaú, no centro da capital paulista, ao Bosque Maia, em Guarulhos. O trajeto será estratégico para melhorar a mobilidade entre essas regiões.

Desapropriações e estudos técnicos

A implantação da nova linha exigirá a desapropriação de terrenos ao longo do traçado. Para conduzir esse processo, o Metrô recebeu 14 propostas de empresas especializadas em serviços técnicos de arquitetura e engenharia. Os estudos envolvem o levantamento de imóveis, avaliações imobiliárias, análises fundiárias e a elaboração dos processos administrativos necessários.

Esses serviços são cruciais para garantir que as desapropriações sejam realizadas de forma eficiente, possibilitando o avanço do cronograma das obras.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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