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Mudanças no PL preveem eletrificação da frota paulistana em até 20 anos

Um novo texto, aprovado como parte do projeto de lei que propõe mudanças na adoção de ônibus elétricos em São Paulo, trouxe alterações às disposições aprovadas na semana passada.

Na última quarta-feira (4), o Plenário aprovou, em primeira discussão, dois Projetos de Lei, incluindo o PL 825/2024, de autoria do vereador Milton Leite (UNIÃO).

Revisão das metas ambientais

O PL 825/2024 propõe ajustes nas metas de redução de emissões de poluentes pelos ônibus urbanos. Atualmente, a legislação exige que apenas ônibus elétricos sejam adquiridos. A nova proposta sugere uma transição gradual, com as seguintes metas:

  • Redução de 25% em 10 anos;
  • Redução de 50% em 20 anos;
  • Redução de 75% em 25 anos;
  • Redução total de 100% em 30 anos.

Entretanto, o texto revisado reduz o prazo para 100% de eletrificação da frota para 20 anos. Além disso, permite que as empresas adquiram ônibus a diesel até 2027, mas veta a compra de créditos de carbono para compensar emissões. Essas informações foram divulgadas pelo jornal Bom Dia SP.

Desafios na ampliação da frota elétrica

Um dos principais entraves para a ampliação da frota elétrica em São Paulo é a infraestrutura de recarga. De acordo com o portal Metrópoles, cerca de 90% das garagens na capital têm capacidade para suportar até 50 ônibus elétricos sem grandes modificações. Com adaptações pequenas ou médias, seria possível atender até 150 veículos por garagem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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