O Metrô de São Paulo abriu uma licitação para a construção de sua primeira estação em Guarulhos: a Ponte Grande, que integra a extensão da Linha 2-Verde, entre a Penha e a Dutra.
De acordo com o site da operadora, a licitação prevê a contratação para a execução das obras civis, incluindo estrutura bruta e acabamento da estação Ponte Grande e seus acessos. Os documentos e propostas deverão ser entregues na Sessão Pública de Recebimento e Abertura, marcada para o dia 13/02/2025, às 10h, no 2º andar do Edifício Cidade II, localizado na Rua Boa Vista, 175, Centro, São Paulo – SP.
A futura estação será construída na Avenida Guarulhos, entre as ruas Vitória e Joaquim Isidoro da Silva:
Obras a caminho
Na semana passada, foi divulgado que as obras da extensão da Linha 2 até Guarulhos podem começar em março de 2025. Moradores da região da futura estação Penha de França já começaram a receber comunicados sobre o início das intervenções.
Em setembro, o Metrô estava em tratativas para a aquisição de uma segunda tuneladora, que será responsável por escavar o trecho entre Penha e Dutra. Segundo o governador Tarcísio de Freitas, o equipamento, conhecido como tatuzão, deve iniciar os trabalhos em março de 2026. A extensão de quase seis quilômetros, que inclui cinco estações, está prevista para ser concluída na próxima década.
As cinco estações planejadas são:
- Penha de França
- Gabriela Mistral
- Fernão Dias
- Ponte Grande
- Dutra
Além disso, haverá um pátio para manutenção e estacionamento chamado Paulo Freire.
Falamos dessa estação em nosso canal no YouTube: