Divulgação
Metrô

Metrô-DF dá início ao processo de estudos para a implantação da Linha 2

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) um aviso de licitação para a contratação de serviços especializados que irão elaborar os estudos de viabilidade para a futura Linha 2. A nova linha deve conectar as Regiões Administrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e à Esplanada dos Ministérios.

Objetivo dos estudos

As empresas interessadas deverão desenvolver Estudos Preliminares (Funcional e de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA), que terão como foco:

  • Definir o traçado do empreendimento;
  • Determinar a tecnologia do material rodante a ser utilizado;
  • Avaliar alternativas físico-funcionais para a implantação do traçado;
  • Selecionar e detalhar a melhor alternativa físico-funcional para o projeto.

Além disso, os estudos incluirão uma análise de integração com a rede de transporte público existente no Distrito Federal, seguindo o Plano de Desenvolvimento do Transporte sobre Trilhos do Distrito Federal (PDTT-DF) e o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU-DF).

Integração

Os estudos também deverão abordar a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental do traçado escolhido, visando garantir a sustentabilidade do projeto e sua compatibilidade com as necessidades da população.

Segundo Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF, o projeto da Linha 2 tem como objetivo não apenas melhorar o transporte público, mas também contribuir para uma cidade mais inclusiva e sustentável. “A mobilidade urbana é um fator determinante para a qualidade de vida e para o desenvolvimento das cidades. Uma nova linha pode proporcionar significativos ganhos à população dessas Regiões Administrativas”, afirmou.

Divulgação

Prazos e orçamento

O prazo para apresentação de propostas pelas empresas interessadas vai até o dia 25 de fevereiro de 2025. Após o processo licitatório e a assinatura do contrato, a empresa vencedora terá 13 meses para concluir os estudos.

Embora o valor estimado para a contratação seja sigiloso, conforme previsto na Lei nº 13.303/2016 e no Regulamento Interno de Licitações do Metrô-DF, a publicação reforça a importância do projeto dentro do Plano de Governo do Distrito Federal 2023-2026.

Próximos passos

Somente após a conclusão dos estudos será possível determinar a viabilidade técnica e financeira da Linha 2. Caso aprovada, a implantação promete transformar a mobilidade no Distrito Federal, ampliando a cobertura do transporte público e conectando regiões estratégicas da capital federal.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus