A fabricante espanhola CAF assinou contrato para fornecer e manter seis trens de cinco vagões, destinados à ampliação da Linha 6 do Metrô de Santiago em ambas as extremidades.
A empresa já entregou cerca de 80 trens para as linhas 1, 3 e 6 da capital chilena. As novas unidades, parte da família Inneo, serão equipadas para operação autônoma de nível GoA4, assim como os 41 trens fornecidos anteriormente para as linhas 3 e 6.
Ao anunciar o novo contrato em 9 de dezembro, a CAF destacou a importância estratégica do Metrô de Santiago como cliente, descrevendo-o como “uma das operadoras mais avançadas em tecnologia, tanto no cenário local quanto internacional”.
O Metrô de Santiago é o maior da América Latina, com seis linhas em operação que totalizam 103 km de extensão, além de projetos de expansão em andamento.
Linha 8 a caminho
A construção da Linha 8 está programada para iniciar no primeiro trimestre de 2027, conforme detalhado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela Metro de Santiago.
O projeto, avaliado em US$ 1,89 bilhão, tem um prazo estimado de sete anos para sua conclusão.
Com 18,5 km de extensão e 14 estações, a nova linha conectará os distritos de Las Condes, Ñuñoa, Puente Alto, Macul, Providencia, La Florida e Peñalolén, atendendo aproximadamente 1,9 milhão de usuários.
A Linha 8 terá integrações estratégicas: com as linhas 1 e 6 na estação Los Leones, com a linha 3 na estação Chile-España e com a linha 4 na estação Macul.