CPTM realizará leilão com trens da série 2100 e materiais inservíveis
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) promoverá, na sexta-feira (13/12), às 10h, o quarto leilão de materiais inservíveis de 2024. O evento deve arrecadar cerca de R$ 4,9 milhões com a oferta de 62 lotes.
Destaques do leilão
Entre os itens disponíveis estão 17 carros ferroviários da série 2100, distribuídos em três lotes: um com 15 carros agrupados e outros dois com um veículo cada. As composições foram adquiridas da Espanha na década de 90, e rodaram por quase todas as linhas da CPTM. Nos últimos anos de operação, rodavam no Expresso Linha 10.
Além dos trens, serão leiloados:
- Dormentes de madeira.
- Trilhos.
- Sucatas de metais variados, como alumínio, cobre, aço, ferro e bronze.
- Sucata ferrosa de via permanente.
- Outros materiais diversos.
Participação e edital
O edital do leilão está disponível nos sites CPTM Licitações e Marcello Lemos Leiloeiro. Os lotes podem ser adquiridos por pessoas físicas e jurídicas interessadas.
Benefícios do leilão
De acordo com Michael Cerqueira, presidente da CPTM, o leilão de materiais inservíveis não só gera receita extra para a companhia, mas também promove vantagens ambientais:
- Reutilização e reciclagem de materiais.
- Redução da emissão de CO₂ na atmosfera.
- Economia de recursos naturais.
“Os benefícios dos leilões de inservíveis vão muito além da receita não-tarifária: os certames possuem benefícios ambientais como a reutilização e reciclagem de materiais pelos arrematantes, a redução de emissão de CO2 para a atmosfera e a economia de recursos naturais”, diz Michael Cerqueira.