Metrô de São Paulo
Metrô SP

Linha 19-Celeste do Metrô: confira as localizações das Estações

O Metrô de São Paulo anunciou nesta semana o início das obras da Linha 19-Celeste. A previsão é que a licitação ocorra em 2025 e as construções sejam iniciadas em 2026. O prazo estimado para conclusão é de 72 meses, ou seja, seis anos. Haverá ainda um pátio na Vila Medeiros.

A linha terá 17,6 km de extensão, contará com 15 estações e um pátio de manutenção, conectando as estações Anhangabaú, no centro de São Paulo, e Bosque Maia, em Guarulhos.

Localização das Estações (localizações aproximadas):

Estação Anhangabaú

A futura estação será o ponto de conexão entre a Linha 19-Celeste e a Linha 3-Vermelha, a mais movimentada do sistema metroviário. A instalação enfrentará desafios devido ao adensamento urbano da região central. Segundo o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental), há a possibilidade de a estação ser implantada no Terminal Bandeira:

Estação São Bento

O projeto prevê que a estação ocupe dois locais principais:

  • Praça do Correio, em frente ao antigo prédio dos Correios.
  • Área oposta à Avenida Prestes Maia, conectando-se à atual estação São Bento da Linha 1-Azul:

Estação Cerealista

Localizada entre as ruas Santa Rosa, Mendes Caldeira e a via férrea, ao norte do Pátio do Pari, a estação poderá incluir um estacionamento estratégico no mesmo espaço. Poderá ter conexão com as linhas 10-Turquesa e 11-Coral de trem metropolitano:

Estação Silva Teles

A estação deve ocupar quase toda a quadra entre a Rua Bresser e as ruas Santa Rita e Souza Caldas, no bairro do Brás:

Estação Catumbi

Planejada para ser perpendicular às ruas Joaquim Carlos e Marcos Arruda, em frente à Praça General Humberto de Sousa Mello:

Estação Vila Maria

O ponto de embarque será parcialmente construído no leito da avenida entre as ruas Antônio Fonseca e Alcântara, com uma profundidade de 20 metros:

Estação Santo Eduardo

Será instalada na Praça Santo Eduardo, no distrito da Vila Maria, na esquina com a Avenida Guilherme Cotching:

Estação Cerejeiras

A estação ficará na confluência entre a Avenida das Cerejeiras e a Rua Osaka, evitando interferências com o Córrego Novo Mundo, localizado próximo à Praça Oyeno:

Estação Vila Sabrina

Ocupando uma quadra entre a Avenida João Simão de Castro e a Rua Orlando Jardim, nas proximidades da Praça Lourenço de Bellis:

Estação Jardim Julieta

Além da estação, o local abrigará uma subestação de energia, situada entre as ruas Claudio Santos, João Simão de Castro e Renato Serra:

Estação Itapegica

Servirá como ponto de articulação para os bairros ao norte de Guarulhos, conectando-se às ruas Cavadas, Endres e Avenida Rotary:

Estação Dutra

A estação estará localizada ao sul da Rodovia Presidente Dutra, entre a Avenida Guarulhos e a Rua José Sarraceni, em uma área que será desapropriada:

Serpa a futura conexão com a Linha 2-Verde

Estação Vila Augusta

Situada em uma quadra entre a Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco e a Avenida Guarulhos, com uma extensão aproximada de 350 metros:

Estação Guarulhos Centro

Prevista para a Rua Cerqueira César, entre a Rua Dom Pedro II e a Avenida Antônio de Souza, próxima à Praça IV Centenário. A estação terá uma profundidade de 35 metros e capacidade para 51 mil passageiros diários:

Estação Bosque Maia

A estação terminal será localizada na esquina das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, com plataformas laterais e profundidade de 21 metros. Haverá um estacionamento para quatro trens após a estação, com possibilidade de ajustes na localização exata:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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