O Metrô de São Paulo anunciou nesta semana o início das obras da Linha 19-Celeste. A previsão é que a licitação ocorra em 2025 e as construções sejam iniciadas em 2026. O prazo estimado para conclusão é de 72 meses, ou seja, seis anos. Haverá ainda um pátio na Vila Medeiros.
A linha terá 17,6 km de extensão, contará com 15 estações e um pátio de manutenção, conectando as estações Anhangabaú, no centro de São Paulo, e Bosque Maia, em Guarulhos.
Localização das Estações (localizações aproximadas):
Estação Anhangabaú
A futura estação será o ponto de conexão entre a Linha 19-Celeste e a Linha 3-Vermelha, a mais movimentada do sistema metroviário. A instalação enfrentará desafios devido ao adensamento urbano da região central. Segundo o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental), há a possibilidade de a estação ser implantada no Terminal Bandeira:
Estação São Bento
O projeto prevê que a estação ocupe dois locais principais:
- Praça do Correio, em frente ao antigo prédio dos Correios.
- Área oposta à Avenida Prestes Maia, conectando-se à atual estação São Bento da Linha 1-Azul:
Estação Cerealista
Localizada entre as ruas Santa Rosa, Mendes Caldeira e a via férrea, ao norte do Pátio do Pari, a estação poderá incluir um estacionamento estratégico no mesmo espaço. Poderá ter conexão com as linhas 10-Turquesa e 11-Coral de trem metropolitano:
Estação Silva Teles
A estação deve ocupar quase toda a quadra entre a Rua Bresser e as ruas Santa Rita e Souza Caldas, no bairro do Brás:
Estação Catumbi
Planejada para ser perpendicular às ruas Joaquim Carlos e Marcos Arruda, em frente à Praça General Humberto de Sousa Mello:
Estação Vila Maria
O ponto de embarque será parcialmente construído no leito da avenida entre as ruas Antônio Fonseca e Alcântara, com uma profundidade de 20 metros:
Estação Santo Eduardo
Será instalada na Praça Santo Eduardo, no distrito da Vila Maria, na esquina com a Avenida Guilherme Cotching:
Estação Cerejeiras
A estação ficará na confluência entre a Avenida das Cerejeiras e a Rua Osaka, evitando interferências com o Córrego Novo Mundo, localizado próximo à Praça Oyeno:
Estação Vila Sabrina
Ocupando uma quadra entre a Avenida João Simão de Castro e a Rua Orlando Jardim, nas proximidades da Praça Lourenço de Bellis:
Estação Jardim Julieta
Além da estação, o local abrigará uma subestação de energia, situada entre as ruas Claudio Santos, João Simão de Castro e Renato Serra:
Estação Itapegica
Servirá como ponto de articulação para os bairros ao norte de Guarulhos, conectando-se às ruas Cavadas, Endres e Avenida Rotary:
Estação Dutra
A estação estará localizada ao sul da Rodovia Presidente Dutra, entre a Avenida Guarulhos e a Rua José Sarraceni, em uma área que será desapropriada:
Serpa a futura conexão com a Linha 2-Verde
Estação Vila Augusta
Situada em uma quadra entre a Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco e a Avenida Guarulhos, com uma extensão aproximada de 350 metros:
Estação Guarulhos Centro
Prevista para a Rua Cerqueira César, entre a Rua Dom Pedro II e a Avenida Antônio de Souza, próxima à Praça IV Centenário. A estação terá uma profundidade de 35 metros e capacidade para 51 mil passageiros diários:
Estação Bosque Maia
A estação terminal será localizada na esquina das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, com plataformas laterais e profundidade de 21 metros. Haverá um estacionamento para quatro trens após a estação, com possibilidade de ajustes na localização exata: