Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o segundo trem da Linha 17-Ouro, produzido pela BYD, ainda em sua fábrica na China. Tudo indica que o segundo, dos quatorze trens esteja a caminho do Brasil, e deve chegar no Porto de Santos entre este mês e janeiro.
Entrega escalonada das composições
Durante a InnoTrans 2024, Alexandre Barbosa, Diretor Global de Projetos da BYD, detalhou o cronograma de entrega dos trens em entrevista ao Via Trolebus.
“A partir de janeiro, outros 12 trens serão enviados, totalizando as 14 composições previstas. Nossa meta é entregar entre uma e duas unidades por mês, com o objetivo de completar as entregas até julho”, afirmou Barbosa.
Primeiro trem já em movimentação
No balanço anual das ações do governo estadual, o Governador Tarcísio de Freitas destacou que o primeiro trem, recebido em setembro, já realizou as primeiras movimentações no pátio. A composição deve ser posicionada na área superior do pátio Água Espraiada em janeiro.
Os trens da Linha 17-Ouro devem iniciar os testes operacionais em 2025, com a entrega oficial da linha planejada para 2026.