A ampliação da Linha 4-Amarela de metrô, que ligará Vila Sônia a Taboão da Serra, está avançando com novas autorizações. O Governo do Estado de São Paulo já recebeu a Licença Ambiental Prévia (LAP) e espera obter nos próximos dias a Licença Ambiental de Instalação (LAI).
Primeira expansão do Metrô além da capital
A nova extensão de 3,3 km será um marco, pois levará o meio de transporte de alta capacidade pela primeira vez a uma cidade fora da capital. O trecho até Taboão da Serra deverá atender cerca de 100 mil novos passageiros diariamente, contribuindo para a melhoria da mobilidade na região metropolitana.
Detalhes das obras e orçamento
A expansão será executada pela concessionária ViaQuatro, com um orçamento estimado em R$ 3,4 bilhões. O projeto inclui a construção de novas estações, uma delas em Taboão da Serra, além de um terminal de ônibus intermunicipal para atender a demanda de passageiros de cidades vizinhas.
Localização: A estação principal será construída em parte da antiga sede da prefeitura, na área da Niasi:
Estação Taboão da Serra: O que esperar?
- Profundidade: 35 metros;
- Distância: Aproximadamente 3,3 km da estação Vila Sônia;
- Entradas: Haverá dois acessos – um na Sorana Sul e outro no lado oposto da Régis Bittencourt, provavelmente conectados por uma passagem subterrânea;
- Terminal intermunicipal: Será integrado à estação e atenderá passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu;
- VSE Intermediário: Localizado próximo à Rua José Soares de Azevedo, no Largo do Taboão, o que exigirá desapropriações de comércios próximos.
A estação intermediária
Os estudos iniciais apontam que a estação Chácara do Jockey fique localizada na quadra delimitada pela avenida Professor Francisco Morato, rua Francisco Marson, rua Francisco Santoro e rua Osiris Magalhães de Almeida: