O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, confirmou que vai alocar recursos para o projeto do VLT de Campina Grande, na Paraíba.
Para viabilizar o eixo de transporte, um trecho da ferrovia Transnordestina que atravessa a cidade será adaptado para a implantação de um sistema de trem leve.
O eixo
Serão 15,5 km de trilhos e 10 estações, que irão interligar escolas, universidades, hospitais, comércios e o aeroporto. Com a presença de autoridades do estado como o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, o ministro do TCU Veneziano Vital do Rêgo e o senador Efraim Filho, a cerimônia de transferência da área para o município, que ocorreu nesta terça-feira (10), em Brasília, marcou um importante avanço 13 anos após o assunto ser levado ao órgão.
Dos R$170 milhões totais previstos para as obras, R$100 milhões serão destinados pelo Ministério dos Transportes para bancar a infraestrutura, enquanto o restante será viabilizado com recursos do município. A obra, inédita no Brasil, beneficiará mais de 120 mil pessoas.
Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, esta é a primeira vez que o ministério realiza um projeto dessa natureza no país. “Trouxemos uma solução inovadora para um problema antigo para garantirmos um transporte público mais ágil e eficiente para a população, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, beneficiando o meio ambiente”, afirmou.