O governo do estado aprovou a ampliação da Linha 6-Laranja de metrô, que será estendida da estação São Joaquim até a futura estação São Carlos-Parque da Mooca.
A decisão foi tomada por unanimidade durante reunião do Colegiado de Membros da CMCP (Comissão de Monitoramento do Contrato de Parceria) em 20 de dezembro de 2024. Na ocasião, ficou autorizada a formalização de um Termo Aditivo com a Concessionária Linha Universidade S.A., responsável pela operação da linha, abrangendo a chamada Fase III e o Tramo Sudeste do projeto.
Estudos e viabilidade
A concessionária deverá elaborar estudos técnicos e econômicos para comprovar a viabilidade da expansão, detalhando custos e impactos. O governo estadual, por sua vez, ficará responsável pelo reembolso das despesas relacionadas a esses estudos.
Próximos passos
A operadora da linha dará início aos processos para obtenção das licenças ambientais prévia e de instalação, necessárias para as obras. Ainda será necessária a aprovação da CAC-PPP (Comissão de Avaliação de Contratos de Parcerias Público-Privadas) para formalizar o Termo Aditivo.
Detalhes da extensão
O projeto prevê um acréscimo de 4 km de túneis e a construção de quatro novas estações:
- Aclimação
- Cambuci
- Vila Monumento
- São Carlos
Local da futura estação São Carlos-Parque da Mooca:
Haverá ainda a integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM, o que deve aumentar o número de conexões a malha metroferroviária
Tatuzão poderá seguir a escavação
Há também planos de utilizar a mesma tuneladora, atualmente em operação na região da Bela Vista, para avançar até a Mooca, passando por São Joaquim. O governador Tarcísio de Freitas já fez várias declarações nesse sentido.