As obras da Estação Varginha, o novo ponto de embarque na Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, foram finalizadas, de acordo com reportagem do Estadão. Localizada no extremo sul de São Paulo, a estação será a última da linha.
Segundo uma nota divulgada pela CPTM, ainda estão sendo realizados ajustes técnicos antes da inauguração.
“As obras estruturais da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda terminaram. Neste momento, estão em curso os ajustes técnicos e operacionais necessários à operação do sistema. A estação será aberta após a conclusão dessa etapa e fiscalização da Comissão de Monitoramento de Concessões (CMCP)”, afirma o comunicado citado pela reportagem.
A previsão é que a nova estação atenda cerca de 47 mil passageiros por dia, beneficiando moradores dos bairros do extremo sul da capital paulista.
A antiga Estação Varginha
A história da Estação Varginha remonta a 26 de setembro de 1992, quando a Fepasa inaugurou uma estação no local, em meio à ferrovia construída décadas antes pela Estrada de Ferro Sorocabana. Na época, a estação funcionava como uma extensão operacional semelhante à da Linha 8-Diamante e era atendida pelos trens da série 4800 que partiam da Estação Jurubatuba.
A estação operou até novembro de 2001, quando foi desativada juntamente com o serviço de trens de carga. Na ocasião, o governo estadual alegou que a infraestrutura precária impossibilitava a continuidade do atendimento ferroviário na região.