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CPTM

Edital de concessão das linhas 11, 12 e 13 é lançado

A Secretaria de Parceiras e Investimentos lançou o edital para a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. O projeto, denominado “Lote Alto Tietê”, contempla a operação, manutenção, modernização e expansão dessas linhas, incluindo melhorias no serviço Expresso Aeroporto.

Os documentos da licitação, como o edital, contrato e anexos, estão disponíveis no site oficial da SPI e no Data Room da concessão a partir de 3 de dezembro de 2024. Interessados também podem obter os arquivos presencialmente na sede da SPI, localizada na Rua Iaiá, 126, em São Paulo.

Pedidos de Esclarecimentos podem ser enviados até o dia 11 de março de 2025, através do e-mail [email protected]. A entrega dos envelopes acontecerá no dia 25 de março de 2025, das 10h às 11h, na sede da B3, e a abertura das propostas será realizada no dia 28 de março de 2025, às 16h, no mesmo local.

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Expansões e investimentos

A Linha 11-Coral terá duas extensões: no Centro de São Paulo, alcançando a Estação Palmeiras-Barra Funda, e em Mogi das Cruzes, estendendo-se até a futura Estação César de Sousa. O projeto também inclui novas estações, reformas em diversas paradas e eliminação de passagens em nível, permitindo intervalos de até 3 minutos nos trechos mais movimentados.

A Linha 12-Safira será ampliada entre Calmon Viana e Suzano, com integração à Linha 11 e duas novas estações que também conectarão à Linha 13-Jade. A linha passará por reformas em suas estações principais e terá intervalos reduzidos, oferecendo viagens mais rápidas e eficientes.

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A Linha 13-Jade será estendida tanto no sentido Guarulhos, até Bonsucesso, quanto no sentido São Paulo, até Gabriela Mistral, com seis novas estações e novas integrações com as Linhas 12-Safira e 2-Verde do Metrô. As reformas também incluem melhorias no Serviço Expresso Aeroporto, que terá intervalos reduzidos durante os horários de pico.

O chamado leilão do Alto Tietê está programado para o primeiro trimestre de 2025, e a assinatura do contrato pode ser assinado ainda no segundo trimestre de 2025.

Terá investimentos de R$ 13,3 bilhões com uma concessão de 25 anos.

Fase de transição

“O novo contrato de concessão tem uma série de inovações e melhorias regulatórias. No projeto, estamos prevendo um programa de investimentos iniciais, uma fase de transição operacional de 24 meses, com previsão de treinamentos e operação assistida para possibilitar uma melhor transição entre CPTM e o novo operador, além de estudos para resiliência climática e eventos climáticos extremos. O leilão está marcado para o dia 28 de março de 2025, na sede da B3, em São Paulo”, afirma Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (SPI)..

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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