Edital de concessão das linhas 11, 12 e 13 é lançado

Renato Lobo

A Secretaria de Parceiras e Investimentos lançou o edital para a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. O projeto, denominado “Lote Alto Tietê”, contempla a operação, manutenção, modernização e expansão dessas linhas, incluindo melhorias no serviço Expresso Aeroporto.

Os documentos da licitação, como o edital, contrato e anexos, estão disponíveis no site oficial da SPI e no Data Room da concessão a partir de 3 de dezembro de 2024. Interessados também podem obter os arquivos presencialmente na sede da SPI, localizada na Rua Iaiá, 126, em São Paulo.

Pedidos de Esclarecimentos podem ser enviados até o dia 11 de março de 2025, através do e-mail [email protected]. A entrega dos envelopes acontecerá no dia 25 de março de 2025, das 10h às 11h, na sede da B3, e a abertura das propostas será realizada no dia 28 de março de 2025, às 16h, no mesmo local.

Renato Lobo | Via Trolebus

Expansões e investimentos

A Linha 11-Coral terá duas extensões: no Centro de São Paulo, alcançando a Estação Palmeiras-Barra Funda, e em Mogi das Cruzes, estendendo-se até a futura Estação César de Sousa. O projeto também inclui novas estações, reformas em diversas paradas e eliminação de passagens em nível, permitindo intervalos de até 3 minutos nos trechos mais movimentados.

A Linha 12-Safira será ampliada entre Calmon Viana e Suzano, com integração à Linha 11 e duas novas estações que também conectarão à Linha 13-Jade. A linha passará por reformas em suas estações principais e terá intervalos reduzidos, oferecendo viagens mais rápidas e eficientes.

Renato Lobo | Via Trolebus

A Linha 13-Jade será estendida tanto no sentido Guarulhos, até Bonsucesso, quanto no sentido São Paulo, até Gabriela Mistral, com seis novas estações e novas integrações com as Linhas 12-Safira e 2-Verde do Metrô. As reformas também incluem melhorias no Serviço Expresso Aeroporto, que terá intervalos reduzidos durante os horários de pico.

O chamado leilão do Alto Tietê está programado para o primeiro trimestre de 2025, e a assinatura do contrato pode ser assinado ainda no segundo trimestre de 2025.

Terá investimentos de R$ 13,3 bilhões com uma concessão de 25 anos.

Fase de transição

“O novo contrato de concessão tem uma série de inovações e melhorias regulatórias. No projeto, estamos prevendo um programa de investimentos iniciais, uma fase de transição operacional de 24 meses, com previsão de treinamentos e operação assistida para possibilitar uma melhor transição entre CPTM e o novo operador, além de estudos para resiliência climática e eventos climáticos extremos. O leilão está marcado para o dia 28 de março de 2025, na sede da B3, em São Paulo”, afirma Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (SPI)..

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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