Na semana passada, o Metrô de São Paulo lançou uma licitação para as obras da primeira estação em Guarulhos, parte da extensão da Linha 2-Verde, que ligará a Penha à cidade vizinha. Trata-se da futura estação Ponte Grande, que será localizada entre as estações Dutra e Fernão Dias.
Prazos divulgados
No edital de licitação, disponível no site do Metrô, estão descritos os prazos das obras e marcos importantes, como a passagem do tatuzão. Confira os principais pontos:
- Ordens de serviço e elaboração do projeto executivo e serviços ambientais: até 60 dias após a assinatura do contrato.
- Início das obras: 470 dias (cerca de 15 meses) após a assinatura do contrato, o que pode ocorrer por volta de meados de 2026.
- Construção da estrutura de concreto (berço de arraste) e demais estruturas para a chegada, partida e movimentação do tatuzão: 1.199 dias (aproximadamente 39 meses). Isso indica que o tatuzão pode passar pela estação por volta de meados de 2029, caso o contrato seja assinado em 2025.
- Preparo da via para instalação dos trilhos: 2.064 dias (cerca de cinco anos e meio), com previsão para essa etapa ser iniciada em meados de 2031.
- Conclusão das obras civis: 2.094 dias (um pouco mais de cinco anos e meio), o que aponta para a finalização entre 2031 e 2032, caso o contrato seja firmado no próximo ano.
A futura estação será construída na Avenida Guarulhos, entre as ruas Vitória e Joaquim Isidoro da Silva:
Tatuzão em 2026
Durante uma entrevista ao podcast Inteligência Ltda, em setembro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou um novo prazo para o início das obras do Metrô até Guarulhos.
Segundo o governador, foi emitida a ordem de serviço para preparar uma tuneladora que será responsável pela escavação dos túneis entre a Penha, na Zona Leste da capital, e o município vizinho, com destino ao Shopping Internacional, próximo à Rodovia Presidente Dutra.
Para que o cronograma seja cumprido, o equipamento já foi encomendado e Tarcísio projeta que o tatuzão comece as escavações até março de 2026.
“Na Linha 2, nós acabamos de dar a ordem de serviço para ter uma tuneladora montada e escavando o trecho que vai da Penha até a Dutra, em Guarulhos, no primeiro trimestre de 2026. Então, é necessário encomendar agora para que ela esteja pronta para trabalhar nesse prazo”, destacou o governador.
Falamos dessa estação em nosso canal no YouTube: