O Distrito Federal está revisando o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU/DF) e elaborando o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS/DF). A partir de 16 de dezembro, a população poderá participar de uma série de eventos para discutir as propostas. Serão realizadas 12 oficinas regionais, abertas a todos os interessados em colaborar com o planejamento do sistema de transportes no DF.
Participação popular
As oficinas ocorrerão em formato de grupos de discussão, permitindo que todos os participantes apresentem suas ideias e contribuições. O objetivo é promover a interação entre a equipe técnica responsável pelos projetos, a população e as lideranças comunitárias. Durante os encontros, será apresentado o trabalho de atualização do PDTU/DF e a elaboração do PMUS/DF.
“Nosso foco é estabelecer um diálogo, compreender as demandas da sociedade e colher informações que ajudem na construção dos dois planos, o de transporte público e o de mobilidade urbana sustentável”, afirmou Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade do DF. Ele destacou a importância da participação popular: “As oficinas são espaços democráticos que permitem à sociedade contribuir com o diagnóstico e as estratégias necessárias para o desenvolvimento dos projetos.”
Detalhes das oficinas
Os encontros serão presenciais e não terão transmissão online. Para participar, será necessário preencher uma lista de presença com informações como endereço residencial, e-mail, telefone e a entidade pública ou privada que o participante representa. As oficinas terão caráter consultivo, com discussões em rodadas temáticas para garantir a manifestação de todos os participantes.
Cada oficina terá duas horas de duração, das 19h às 21h.