Monotrilho

CRRC apresenta monotrilho que pode operar com “vagões separados”

A fabricante chinesa CRRC Changchun Railway Vehicles Co, fabricante de material rodante ferroviário, alcançou um marco significativo em 28 de novembro, com a implementação de seu sistema de monotrilho no Aeroporto Internacional de Chongqing Jiangbei, no sudoeste da China.

Trata-se do primeiro sistema de monotrilho do tipo straddle projetado sob medida para atender as necessidades de um aeroporto, estabelecendo um novo padrão para a mobilidade urbana. Isso significa que cada carro do monotrilho pode operar de forma separada, a depender da demanda ou horário, e que os carros podem ser acoplados.

Veículos inteligentes e ecologicamente projetados

Os monotrilhos, desenvolvidos de forma independente pela CRRC Changchun, combinam tecnologias avançadas em operações inteligentes e sustentabilidade. Equipados com um sistema de condução autônoma de nível GOA4, unidades de energia independentes e controles Ethernet, o sistema garante uma integração perfeita entre voos, terminais e trens, ajustando-se dinamicamente ao fluxo de passageiros.

Com foco nos passageiros, os carros possuem interiores espaçosos, portas mais largas e compartimentos específicos para bagagens, proporcionando uma experiência confortável e eficiente. Recursos como janelas inteligentes, ar condicionado adaptável e contagem de passageiros em tempo real elevam ainda mais o padrão de comodidade.

Eficiência energética

Os monotrilhos utilizam supercapacitores para armazenamento de energia, eliminando a necessidade de trilhos eletrificados. Essa inovação reduz a perda de energia e aumenta a eficiência energética em 10%. Além disso, o uso de materiais leves e motores de alta tecnologia contribui para uma solução mais sustentável e ambientalmente responsável.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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