O terceiro vídeo da série “Andando pelo mundo do transporte coletivo“, o Via Trolebus mostra os trens de alta velocidade da China, sendo os trens mais rápidos do planeta. O site andou no trajeto entre Zhengzhou até Pequim, percorrendo cerca de 700 km entre as duas cidades.
Ao chegar à estação da capital e maior cidade da província de Honã, é possível ver a grandiosidade do local, que conta com 34 plataformas. Além disso, há redes de fast food conhecidas no Brasil.
O embarque seguiu o padrão esperado: compra de bilhetes, passagem pelo raio-X, escaneamento do bilhete na catraca e acesso ao trem, que oferece assentos marcados.
Serviços
Os trens chineses oferecem uma série de comodidades, como serviço de bordo, vagão restaurante e até banheiros no estilo tradicional chinês, onde é necessário ficar de cócoras. Apesar de ouvir que essa postura é mais saudável, foi preferido não arriscar, pensando na possibilidade de o trem dar um tranco. No entanto, o deslocamento é extremamente suave, mesmo em altíssimas velocidades, com exceção do momento em que outro trem cruza no sentido contrário.
O trem chega a 350 km/h.
Grande malha chinesa
A China começou a construir sua malha ferroviária de alta velocidade nos anos 2000. Atualmente, o país possui impressionantes 46.000 quilômetros de ferrovias dedicadas a esse tipo de transporte, sem contar as rotas convencionais. Essa infraestrutura robusta transformou a experiência ferroviária no país em um exemplo de eficiência e inovação.
A rede de alta velocidade da China (HSR) representa dois terços de toda a malha ferroviária de alta velocidade existente no mundo. Praticamente todos os trens, trilhos e serviços HSR são administrados e operados pela China Railway Corporation, sob a marca China Railway High-speed (CRH).
O desenvolvimento dos trens de alta velocidade na China avançou rapidamente a partir de meados dos anos 2000. A marca CRH foi lançada em abril de 2007, e a inauguração da linha intermunicipal Pequim-Tianjin, em agosto de 2008, marcou a estreia de uma linha HSR dedicada exclusivamente a passageiros. Atualmente, a rede de alta velocidade chinesa abrange todas as divisões administrativas provinciais, além da Região Administrativa Especial (RAE) de Hong Kong, com exceção da RAE de Macau.
Confira o terceiro vídeo da série:
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O Via Trolebus ainda lançou outras duas publicações, a primeira mostrando um ônibus que anda sozinho, e a segunda que mostra os bondes de Lisboa.