Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

“Cérebro” do Metrô muda de lugar pela primeira vez em 50 anos

O Cérebro do Metrô em Novo Endereço Provisório

O Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô de São Paulo, responsável pelas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, foi transferido para um local provisório pela primeira vez em seus 50 anos de história. A migração marca uma nova fase no processo de modernização da operadora, segundo comunicado ao Via Trolebus.

De acordo com o Metrô, a mudança, realizada entre 29 de novembro e 1º de dezembro, aconteceu de forma planejada e sem qualquer impacto na operação comercial das linhas.

Mudança para um Espaço Temporário

A chamada “Sala Negra”, situada no primeiro andar do prédio da Rua Vergueiro, foi transferida para um espaço temporário no segundo andar do mesmo edifício. Essa migração é necessária para possibilitar uma renovação completa das instalações originais do CCO, incluindo atualizações tecnológicas, novos sistemas de climatização, iluminação, mobiliário e equipamentos computacionais de última geração.

Divulgação: Metrô de SP

Cronograma da Transição

A transferência foi realizada durante as madrugadas, fora do horário de operação comercial, e seguiu um cronograma rigoroso. Na primeira noite, foram migrados os consoles de controle da Linha 2-Verde e parte da Linha 3-Vermelha. Na segunda noite, foi a vez dos consoles das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

Durante o período de transição, um sistema de contingência foi mantido ativo por 12 dias para garantir a continuidade dos serviços, mas não foi necessário acioná-lo.

Um Novo CCO: O CCOx

Com conclusão prevista para o final de 2026, o novo Centro de Controle Operacional, denominado CCOx, promete trazer avanços tecnológicos significativos.

O sucesso da migração foi fruto de um planejamento meticuloso, conduzido por um comitê de transição formado por representantes do CCO e outras áreas do Metrô. Segundo a operadora, a equipe garantiu que o novo espaço provisório atendesse às demandas operacionais e proporcionasse um ambiente de trabalho adequado.

O CCOx representa uma reinvenção completa de conceitos, construída a partir das vivências e contribuições de todos os integrantes da cadeia de transporte, desde o colaborador que opera os consoles de controle de tráfego até o passageiro que utiliza diariamente as linhas do Metrô.

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Modernização Tecnológica em Curso

A renovação do CCO faz parte de um programa mais amplo de modernização do Metrô de São Paulo. Entre as melhorias previstas estão a instalação de portas de plataforma, novos sistemas de controle e sinalização CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) e avanços no sistema de radiocomunicação digital.

Essas atualizações visam aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência dos milhões de passageiros que utilizam o sistema diariamente.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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