O Cérebro do Metrô em Novo Endereço Provisório
O Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô de São Paulo, responsável pelas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, foi transferido para um local provisório pela primeira vez em seus 50 anos de história. A migração marca uma nova fase no processo de modernização da operadora, segundo comunicado ao Via Trolebus.
De acordo com o Metrô, a mudança, realizada entre 29 de novembro e 1º de dezembro, aconteceu de forma planejada e sem qualquer impacto na operação comercial das linhas.
Mudança para um Espaço Temporário
A chamada “Sala Negra”, situada no primeiro andar do prédio da Rua Vergueiro, foi transferida para um espaço temporário no segundo andar do mesmo edifício. Essa migração é necessária para possibilitar uma renovação completa das instalações originais do CCO, incluindo atualizações tecnológicas, novos sistemas de climatização, iluminação, mobiliário e equipamentos computacionais de última geração.
Cronograma da Transição
A transferência foi realizada durante as madrugadas, fora do horário de operação comercial, e seguiu um cronograma rigoroso. Na primeira noite, foram migrados os consoles de controle da Linha 2-Verde e parte da Linha 3-Vermelha. Na segunda noite, foi a vez dos consoles das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
Durante o período de transição, um sistema de contingência foi mantido ativo por 12 dias para garantir a continuidade dos serviços, mas não foi necessário acioná-lo.
Um Novo CCO: O CCOx
Com conclusão prevista para o final de 2026, o novo Centro de Controle Operacional, denominado CCOx, promete trazer avanços tecnológicos significativos.
O sucesso da migração foi fruto de um planejamento meticuloso, conduzido por um comitê de transição formado por representantes do CCO e outras áreas do Metrô. Segundo a operadora, a equipe garantiu que o novo espaço provisório atendesse às demandas operacionais e proporcionasse um ambiente de trabalho adequado.
O CCOx representa uma reinvenção completa de conceitos, construída a partir das vivências e contribuições de todos os integrantes da cadeia de transporte, desde o colaborador que opera os consoles de controle de tráfego até o passageiro que utiliza diariamente as linhas do Metrô.
Modernização Tecnológica em Curso
A renovação do CCO faz parte de um programa mais amplo de modernização do Metrô de São Paulo. Entre as melhorias previstas estão a instalação de portas de plataforma, novos sistemas de controle e sinalização CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) e avanços no sistema de radiocomunicação digital.
Essas atualizações visam aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência dos milhões de passageiros que utilizam o sistema diariamente.