A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em segunda votação nesta terça-feira (10/12), o texto substitutivo do governo ao Projeto de Lei (PL) 574/2024. A proposta, elaborada pela Prefeitura, prevê adequações viárias na Avenida Aricanduva, na Zona Leste da capital, para a implantação de um novo modal de transporte. O projeto foi aprovado de forma simbólica, sem a necessidade de votação nominal pelos vereadores, e segue agora para sanção do Executivo.
Ajustes para a implantação do BRT
O PL destaca que as intervenções são essenciais para a implementação do BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de transporte que utiliza faixas exclusivas para ônibus, garantindo maior eficiência e agilidade no trânsito. O corredor Aricanduva terá 13,6 km de extensão e será um elo crucial na rede de transporte público da cidade.
De acordo com o texto, o corredor conectará a Linha 3-Vermelha do Metrô, as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM na estação Carrão, além do corredor metropolitano ABCD, em São Mateus. O documento também inclui mapas com os novos alinhamentos viários que serão realizados.
O projeto prevê, além da implantação do BRT, a revitalização urbana da região. Isso inclui a construção de ciclovias, melhorias nos passeios e a adoção de medidas de acessibilidade, conforme as normas urbanísticas mais recentes.
O Corredor BRT Aricanduva
O Corredor BRT Aricanduva será parcialmente financiado pelo Banco Mundial e visa modernizar o transporte público na Zona Leste. Com 13,6 km de extensão, o projeto promete integrar importantes modais, como o Metrô, a CPTM e o corredor metropolitano, otimizando a mobilidade na região.