A Caf ganhou mais um contrato para o fornecimento de novas composições para sistemas da américa latina. A fabricante espanhola já havia ganhando concorrência para novos veículos no Chile.
A notícia mais recente aponta que o Metrô de Medellín firmou um contrato com a fabricante para o fornecimento de 13 trens de três carros, cuja montagem final e os testes serão realizados nas instalações da própria operadora.
Aumento na demanda
A aquisição dos novos trens se faz necessária devido ao aumento contínuo da demanda na rede, composta por duas linhas que atendem a mais de 1 milhão de passageiros por dia.
Os novos trens, pertencentes à família Inneo da CAF, serão semelhantes e compatíveis com os 38 trens entregues entre 2009 e 2018.
Modernização
Em 2023, a CAF concluiu a modernização de 42 trens MAN, originalmente fabricados nos anos 1990, com o objetivo de melhorar a confiabilidade e eficiência energética, estendendo a vida útil dessas composições por mais 25 anos. Em 11 de dezembro, o Metrô de Medellín destacou que a experiência adquirida com esse projeto de modernização possibilitou o conhecimento necessário para montar os 13 novos trens localmente.
O Metrô de Medellín atualmente é composto por duas linhas: a Linha A , que tem 25,8 quilômetros (16,0 mi) de extensão e atende 21 estações, e a Linha B , que tem 5,5 quilômetros (3,4 mi) de extensão e atende 6 estações (mais a estação San Antonio, a estação de transferência com a Linha A).