O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), durante visita às obras do VLT do Subúrbio, comentou os prazos para o início das operações do sistema de transporte de média capacidade. Segundo ele, os primeiros testes com os trens devem começar dentro de aproximadamente dois anos.
“Esse prazo em que ficamos, cerca de um ano e meio, nas idas e vindas sobre a decisão da compra dos vagões e dos trens, e depois a vantagem de utilizarmos trilhos já existentes, nos permitiu ganhar tempo. Também avançamos nas licenças ambientais, que tratamos de forma muito coordenada”, explicou o governador.
Testes programados para o segundo semestre de 2026
Jerônimo destacou a expectativa de iniciar os testes no segundo semestre de 2026:
“Eu estou muito confiante. Sempre deixamos uma margem para não cravar uma data exata, mas estamos acompanhando semanalmente os relatórios sobre o andamento das obras. A expectativa é de realizar os testes no segundo semestre de 2026, e acredito muito nisso.”
Revisão dos trens em São Paulo
Os cerca de 40 trens adquiridos do sistema desativado de Cuiabá passarão por uma revisão em Hortolândia, no interior de São Paulo. Uma comitiva baiana deverá visitar o estado no início de 2025 para acompanhar o andamento dos trabalhos de revisão e preparação dos veículos.
A previsão é de que o envio dos 40 trens para Salvador tenha início no segundo semestre de 2025. Os veículos, projetados para transportar até 400 passageiros, contarão com 77 assentos, espaço para 323 pessoas em pé, acessibilidade e um sistema de proteção contra colisões e atropelamentos. A expectativa é que todos os trens estejam em funcionamento até 2028.
Extensão e estrutura do projeto
O sistema será dividido em três trechos: Ilha de São João a Calçada, Paripe a Águas Claras e Águas Claras a Piatã. Ao todo, o percurso terá 36,4 quilômetros de extensão, com 34 estações ao longo do trajeto.