O aeromóvel de Guarulhos, um sistema de people mover que conectará a estação da CPTM aos três terminais de embarque do aeroporto, deve iniciar sua fase pré-operacional em janeiro, segundo reportagem publicada pela Folha de S. Paulo.
A publicação informa que as obras e a instalação dos sistemas já foram concluídas e que, a partir de janeiro, terá início a etapa pré-operacional.
Testes em Andamento
Há alguns meses, já vêm sendo realizados testes com os trens ao longo de todo o trajeto da linha, que possui menos de três quilômetros de extensão. Tudo indica que, em janeiro, começarão as simulações operacionais, com testes idênticos à fase em que os veículos transportarão passageiros.
Três Anos de Obras
As obras do people mover do Aeroporto de Guarulhos tiveram início em janeiro de 2022, com um investimento de R$ 271,7 milhões, custeados pela concessionária GRU Airport.
Quando estiver totalmente operacional, o sistema será capaz de ligar as duas extremidades do trajeto em seis minutos. O aeromóvel será a principal ligação para quem acessar o aeroporto por transporte público, por meio da CPTM, além de facilitar o deslocamento entre os terminais de embarque.
O acesso será gratuito.
O Via Trolebus acompanhou a chegada do primeiro veículo: