Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Urbanos

Acordo abre caminho para levar a Linha 9 até a Água Branca

A extensão da Linha 9-Esmeralda em direção à futura estação Água Branca avançou mais uma etapa para se concretizar.

A ViaMobilidade será responsável pela construção de um novo viaduto ferroviário, criando uma ligação adicional no sentido leste entre as estações Ceasa e Presidente Altino. A obra faz parte de um acordo firmado com a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP) para quitar multas contratuais de forma não litigiosa.

A nova conexão

Atualmente, os trens da Linha 9-Esmeralda compartilham o trajeto com as composições da Linha 8-Diamante na região da Fundação Casa Leopoldina, no sentido oeste. No sentido leste, há apenas uma via férrea simples, utilizada para manobras.

Local que deve receber o novo viaduto:

Com o novo viaduto, será adicionada uma nova via férrea, permitindo a transposição das linhas e possibilitando um serviço contínuo entre Varginha e Água Branca.

Ainda não se sabe se o atendimento principal da Linha 9 deve ser alterado de Osasco até Água Branca, ou se será acrescentado um novo atendimento, além do serviço principal.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Um novo hub ferroviário

A proposta de estender a Linha 9 até Água Branca visa criar um importante hub ferroviário, conectando as Linhas 6-Laranja de metrô, 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, além dos futuros eixos norte e oeste do Trem Intercidades, com as conexões entre a capital paulista e Campinas e Sorocaba, respectivamente.

Ainda não há previsão para o início das obras.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus