VLT Carioca: Inclusão com atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva e de fala
As pessoas com deficiência auditiva ou de fala que utilizam o VLT Carioca agora contam com o suporte de agentes de fiscalização treinados para se comunicar em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em menos de um ano, todos os colaboradores que lidam diretamente com os passageiros a bordo dos trens foram capacitados, totalizando mais de 400 horas de aula distribuídas em 10 turmas.
Capacitação para um atendimento mais acessível
Durante o treinamento, os agentes aprenderam o alfabeto em Libras, saudações, palavras e estruturas para formar frases. O objetivo foi prepará-los para orientar os usuários sobre itinerários, o funcionamento do VLT e responder às dúvidas mais frequentes.
“A população do Rio e os visitantes merecem um atendimento inclusivo. Treinamos 100% da equipe em tempo recorde para garantir um serviço mais eficiente, humanizado e assertivo”, afirmou Rodrigo Feitoza, gerente Executivo de Operações do VLT Carioca.
Experiência prática e retorno positivo
A agente de fiscalização Nívea Lisbôa, há quase dois anos na concessionária, compartilhou a gratificação de atender em Libras. “Os clientes que atendemos em Libras agradecem de forma tão sincera que é muito motivador. Lembro de uma situação em que consegui ajudar uma pessoa que escreveu suas dúvidas num papel. Usei Libras para responder, e a surpresa dela foi tão emocionante que vi lágrimas em seus olhos. Isso fez o meu dia”, relatou.
Treinamento inclusivo com impacto social
O curso foi promovido pela Academia CCR em parceria com o Senai, sendo ministrado por uma professora surda, na sede do VLT Carioca. Segundo o IBGE, cerca de 5% da população brasileira é surda, o que equivale a aproximadamente 10 milhões de pessoas. Essa iniciativa reflete o compromisso do VLT em promover inclusão e acessibilidade em seus serviços.