O projeto do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a São José dos Campos, pode ser ampliado para incluir um serviço ferroviário turístico até Minas Gerais. A possibilidade foi detalhada no documento “Programa de Turismo Ferroviário do Estado de São Paulo“, elaborado pela Secretaria Estadual de Turismo.
Expresso Mantiqueira: Uma Experiência Completa
O Expresso Mantiqueira é descrito pela Secretaria como uma das propostas mais abrangentes para o turismo ferroviário, oferecendo um pacote que inclui história, recuperação de estações, um museu temático e uma viagem ferroviária de 35 km entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Ponto de Partida: Cruzeiro (SP)
O documento destaca que Cruzeiro, atualmente com um perfil turístico voltado para negócios – incluindo setores como ferrovia, construção civil, comércio e telecomunicações – será um dos pontos de partida da rota. A cidade, historicamente um importante ponto ferroviário, hoje abriga uma unidade de manutenção da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e conta com opções de hospedagem e comércio. Cruzeiro também se beneficia da infraestrutura hoteleira de cidades vizinhas, como Cachoeira Paulista, conhecida pelo turismo religioso, e Aparecida.
Chegada em Passa Quatro (MG)
O serviço ferroviário se estenderia até Passa Quatro, em Minas Gerais, onde a ABPF já opera o chamado Trem da Mantiqueira, com um percurso de 10 km.
Recuperação da Estação Ferroviária de Cruzeiro e Museu Temático
A Estação Ferroviária de Cruzeiro passará por obras de revitalização para atender aos turistas do Trem, além de abrigar a Secretaria de Cultura e Turismo e um Museu Ferroviário em um galpão adjacente. O museu terá foco na Revolução de 1932 e nos eventos históricos da região, e a entrega da obra está prevista para dezembro de 2024, com recursos do Ministério do Turismo.
Trechos de Recuperação Ferroviária
– Cruzeiro até a Estação Rufino de Almeida: O trecho de 6 km já foi totalmente recuperado.
– Estação Rufino de Almeida até o Túnel Grande (Divisa com Minas Gerais): Um percurso de 19 km que está previsto para ser restaurado até a divisa com Minas Gerais.
Trem Intercidades para São José dos Campos
Em setembro, a gestão de Tarcísio de Freitas anunciou os prazos para a execução de dois projetos de trens de médio percurso. Os estudos estão previstos para serem concluídos em 2026, com o lançamento das propostas ao mercado em 2027.