Quem passou pela estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo, pode ter estranhado a movimentação da polícia, bombeiros e agentes de segurança na manhã deste feriado, 15.
O motivo foi uma tarefa muito importante, treinamento destas forças na atuação em situação de segurança pública com atentado por bomba.
O exercício contando com a participação mais de 150 pessoas entre profissionais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, além de figurantes, buscou o aperfeiçoamento das equipes para uma situação real.
Entre 9h e 11h30, em frente à estação vários carros de Bombeiros, da PM e CET chamaram a atenção das pessoas que não sabiam do treino.
E apesar desta grande movimentação, o atendimento na Linha 4-Amarela não foi impactado, com trens utilizando a plataforma 2 para o embarque e desembarque normalmente.
“Treinamentos como este são essenciais para aprimorar os protocolos operacionais e reforçar o compromisso da ViaQuatro com um serviço de alta qualidade para seus clientes. Além disso, o exercício oferece uma oportunidade única para acompanhar as operações conjuntas das forças de segurança, aprimorando técnicas de resgate e resposta a possíveis ameaças”, destaca Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro.
Exercícios como este são realizados de tempos em tempos utilizando diferentes locais, inclusive o transporte público, neste caso, uma movimentada estação de metrô de São Paulo.