A concessionária Linha Uni, informou nesta quarta-feira (13), que a tuneladora norte utilizada na construção da Linha 6-Laranja de metrô chegou à futura estação Maristela.
O equipamento percorreu pouco mais de um quilômetro para chegar neste ponto, após partir da Estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, alcançada em março deste ano.
“Já estamos na reta final da passagem das tuneladoras e estamos muito contentes com a chegada à penúltima estação do trecho norte. O avanço reafirma o compromisso da Linha Uni com o cronograma do projeto e com a melhoria da mobilidade urbana na capital paulista”, disse o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.
Ao chegar em Maristela, a Linha Uni atingiu a marca de 11,5 km de túneis já construídos por completo, conectando 12 estações de um total de 15 em construção.
Já no Pátio Morro Grande os trabalhos seguem com a implantação de sistemas, trilhos e conexão com o túnel entre ele a futura estação Brasilândia, o próximo destino do tatuzão.
Inclusive o primeiro trem de uma frota composta de 22 unidades já está pronto, e imagens dele foram divulgadas na última semana.
Com previsão de inauguração em duas etapas, uma em 2026 e outra no ano de 2027, a linha ligará a Zona Norte a partir da Brasilândia até São Joaquim, na região central da capital paulista.
O tempo estimado de viagem em toda a linha será de 23 minutos com cerca de 630 mil passageiros diários, permitindo a integração com as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi do sistema metroferroviário.