A futura Estação Santa Clara, parte da extensão da Linha 2-Verde do Metrô até a Penha, está prestes a ser alcançada pela tuneladora, conhecida como tatuzão, e o canteiro de obras está sendo preparado para receber o equipamento, considerado o maior da América Latina.
De acordo com informações apuradas pelo Via Trolebus, nos últimos dias foi montado um pórtico para auxiliar na instalação de uma estrutura de reação. Essa peça será utilizada na chegada da tuneladora, batizada de Cora Coralina.
Progresso da escavação
Nesta semana, foi divulgado que o equipamento escavou 33 metros em apenas um dia. Até o momento, já foram escavados 43 metros do túnel de 610 metros que conecta o Poço Certarelli à próxima parada planejada. Restam aproximadamente 100 metros para que o tatuzão chegue à Estação Santa Clara.
Após alcançar Santa Clara, a tuneladora seguirá em direção à Estação Orfanato, completando a primeira fase da escavação. Na sequência, o equipamento será levado até o Poço Falchi Gianini, onde será desmontado e transportado para a Penha, iniciando uma nova etapa do projeto. A previsão é que essa fase inicial seja concluída em 2025.
Operação e características do tatuzão
O tatuzão iniciou as escavações em 21 de novembro de 2023, na região da Rapadura, Vila Formosa, em São Paulo. Já cortou as estações Vila Formosa e Anália Franco, além dos poços intermediários. Sua roda de corte tem 11,66 metros de diâmetro, e cerca de 150 profissionais, incluindo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, estão envolvidos diretamente na operação, que ocorre em três turnos diários.
Pesando 500 toneladas e com 100 metros de comprimento, o equipamento escava e reveste os túneis simultaneamente com anéis de concreto. Ele é equipado com esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e um mecanismo para instalação das aduelas de concreto.
Produção das aduelas
As aduelas utilizadas pela tuneladora são produzidas em uma fábrica montada pelo Metrô no Pátio Itaquera. A operação da fábrica começou em setembro, com capacidade para produzir até 56 segmentos de anéis por dia. Serão fabricados, ao todo, 29.414 segmentos para formar os 4.200 anéis completos necessários para revestir a extensão total do novo trecho da Linha 2-Verde.