Quatro grupos participaram da sessão pública para supervisionar a nova frota de trens que será adquirida pelo Metrô. Entre os participantes estão a Pólux Engenharia, o Consórcio Tekhites-Modera, o Consórcio EPM e o Consórcio TÜV Rheinland. A proposta com o menor valor foi apresentada pela Pólux Engenharia, que ofereceu o serviço por R$ 19,4 milhões.
44 novos trens
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) anunciou em setembro a retomada do processo de aquisição de 44 novos trens destinados às linhas do Metrô de São Paulo.
Prazo para Propostas
De acordo com o aviso publicado, os fabricantes interessados no contrato devem apresentar suas propostas até o dia 23 de dezembro. A concorrência internacional será definida com base no menor preço ofertado para a fabricação e entrega das composições, incluindo todos os componentes necessários.
Frota R: Modernização e Expansão
Os novos trens, identificados como Frota R, serão destinados principalmente à expansão da Linha 2-Verde até a Penha, que está em construção. Além disso, atenderão também as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, que são as mais antigas do sistema metroviário de São Paulo.
Os modelos contarão com tecnologias e recursos avançados, como:
- Tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis;
- Sistemas preparados para operação sem a necessidade de um operador a bordo;
- Espaço aberto entre os vagões (open gangway);
- Portas com abertura para o lado externo, melhorando o fluxo dos passageiros.
Histórico do Processo
A STM já havia formado uma comissão em julho deste ano para organizar os trâmites da aquisição e avaliar a documentação necessária. No entanto, o processo de licitação enfrentou um adiamento devido à necessidade de ajustes em documentos do edital.
Agora, com as correções feitas, o processo foi retomado.