Enquanto as obras do trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo ainda não começaram, as expectativas dos futuros passageiros seguem altas. Atualmente, esses passageiros dependem do sistema rodoviário ou do transporte aéreo.
Em comparação, a ponte aérea Rio-São Paulo transporta cerca de 7 milhões de passageiros por ano, sendo a nona rota mais movimentada do mundo em número de passageiros, de acordo com dados da ANAC e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Trem poderá ser competitivo
Estudos da ANTT indicam que o trem-bala poderá atender a uma demanda considerável, estimada em torno de 25 milhões de passageiros por ano.
Ainda não há definição sobre o valor da tarifa do serviço nem sobre seu potencial para atrair passageiros da ponte aérea, linhas de ônibus e carros particulares. Em outros países que possuem o serviço, o preço costuma ser dinâmico, assim como nas passagens aéreas.
Início das obras
Atualmente, o projeto está na fase de obtenção de licenças, com o início das obras previsto para 2027. A conclusão está projetada para 2032, com investimento estimado em cerca de R$ 50 bilhões.
O tempo de viagem entre Rio e São Paulo será de aproximadamente 1h45.