A velocidade comercial é um conceito utilizado para medir o desempenho de um veículo ao longo das viagens, enquanto a velocidade operacional inclui o tempo gasto com paradas e operações nos terminais. Isso a diferencia, por exemplo, da velocidade máxima.
No Metrô de São Paulo
Segundo o relatório “Informações sobre a oferta – 2024”, as maiores velocidades comerciais são registradas na Linha 3-Vermelha e na Linha 15-Prata (monotrilho), ambas com cerca de 35 km/h. As Linhas 1-Azul e 2-Verde apresentam velocidades comerciais de 30 km/h e 31 km/h, respectivamente. No caso do monotrilho, a velocidade comercial aumentou entre abril e maio.
O relatório reúne dados analisados até setembro deste ano.
Comparando com os ônibus
A velocidade média dos ônibus na capital paulista foi de 16 km/h em 2023, tanto no pico da tarde quanto no pico da noite, segundo o relatório de administração da SPTrans. Em 2022, a velocidade foi de 17 km/h. A explicação está na fala de real prioridade para o transporte coletivo, com falta de espaços para ônibus e prioridade nos semáforos.
Intervalo entre trens
O menor intervalo entre trens foi registrado na Linha 3-Vermelha, com 128 segundos. Já o maior intervalo foi na Linha 15-Prata, com cerca de 179 segundos. Em agosto, a Linha 1-Azul apresentou intervalos de 132 segundos, enquanto a Linha 2-Verde ficou em torno de 137 segundos.