Foto: Divulgação SMUL
Mobilidade Urbana

Prefeitura de SP realiza primeira audiência pública do plano hidroviário

A secretaria de Urbanismo e Licenciamento da cidade de São Paulo, realiza na noite desta segunda-feira (18), a primeira audiência pública sobre o Plano Municipal Hidroviário.

Este encontro acontecerá no CEU Vila Rubi, na Rua Domingos Tarroso, 101, a partir das 19 horas e é uma oportunidade da população da região conhecer o projeto de expansão do transporte aquático em diferentes pontos da capital.

De acordo com o projeto, a ideia é converter represas e rios da cidade em eixos de múltiplos uso no serviço sobre as águas como a navegação urbana de pessoas no âmbito turístico e também comercial.

Denominado de PlanHidro SP, a previsão é de até a próxima década criar rotas fluviais na região leste, sul, sudoeste e oeste da cidade, além do centro, sendo as seguintes hidrovias.

– Reservatório Billings;
– Reservatório Guarapiranga;
– Canal Superior do Rio Pinheiros;
– Canal Inferior do Rio Pinheiros;
– Canal Central do Rio Tietê;
– Canal Leste do Rio Tietê
– Canais do Rio Tamanduateí.

Além do atendimento para transporte, turismo e carga, é previsto no investimento estimado nos valores atuais, superior a R$ 2,3 bilhões, a criação de ecopontos, áreas verde, passarelas sobre os rios, travessias e integração com o sistema sobre trilhos, como com a Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade percorrendo ao lado do Rio Pinheiros.

A audiência pública permitirá também à secretaria coletar opiniões positivas, críticas e sugestões para aperfeiçoar este projeto.

O transporte hidroviário em São Paulo saiu do papel em maio de 2024, com o início das operações do Aquatico SP, dentro da Represa Billings que beneficia 385 mil pessoas do entorno deste reservatório.

Sobre o autor do post

Willian Moreira

Via Trolebus