Primeiros pilares do monotrilho tomam forma nas obras da estação Ipiranga da Linha 15-Prata
Os primeiros pilares do monotrilho começaram a ganhar forma nas obras da estação Ipiranga da Linha 15-Prata. Imagens enviadas pelo leitor Jeciel Andrade mostram que dois pilares que sustentarão as vigas-guia estão sendo concretados na área dos capitéis — a parte superior das colunas onde as vigas que funcionam como trilhos são apoiadas. Até o momento, há duas colunas em processo de construção.
Os pilares estão no fundo da imagem:
Caminho do monotrilho entre Ipiranga e Vila Prudente
De acordo com o último relatório de empreendimentos do Metrô, publicado em outubro de 2024, as vigas do futuro trajeto dos trens estão na etapa de “armação e concretagem dos pilares da via elevada”.
As intervenções ocorrem ao lado da via férrea da CPTM e ainda não atingiram a região após o término da via operacional atual, na Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, próximo à Rua Dianópolis. Nessa área, há uma comunidade que deverá passar por algumas intervenções, incluindo a remoção de algumas moradias.
Local em questão:
Simultaneamente, o Metrô está contratando um consórcio para construir novas casas destinadas às famílias que serão removidas. No início do mês, o Consórcio Massapê/SIAL foi habilitado e deverá construir 60 residências, com valor unitário médio de R$ 366 mil por unidade.
Além disso, está em andamento o alteamento dos cabos de alta tensão para permitir a passagem dos trens.
Obras na estação Ipiranga
O mesmo relatório indica que as obras do futuro ponto de conexão entre as linhas 15-Prata e 10-Turquesa estão na fase de “execução das fundações do corpo da estação”.
A chegada da Linha 15-Prata à estação Ipiranga está prevista para 2027. A construção da estação teve início em agosto de 2024.
O Via Trolebus esteve recentemente nas obras da futura estação: