Divulgação
Mobilidade Urbana

Passagens do cartão Top são negociadas pelas redes sociais

Venda de bilhetes metropolitanos pelas redes sociais

Pessoas estão comercializando bilhetes de transporte metropolitano em redes sociais, de acordo com uma postagem no Facebook.

Na publicação, um vendedor anuncia a compra de todo o saldo do cartão Top, utilizado para o transporte intermunicipal gerido pela EMTU, além de trens e metrôs. A postagem foi feita no grupo “DESAPEGA VARGEM GRANDE PAULISTA-SP“.

Reprodução: Redes Sociais

Passagens “mais baratas”

É comum observar a venda de bilhetes com preços reduzidos em estações de trem na Região Metropolitana de São Paulo. Indivíduos abordam passageiros antes das catracas (bloqueios de acesso) para oferecer os bilhetes.

Venda é ilegal

A compra ou venda de bilhetes é uma prática ilegal conforme previsto nas leis brasileiras. De acordo com o Artigo 171 do Código Penal: “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.”

O Via Trolebus entrou em contato com a Autopass para comentar o ocorrido e aguarda um posicionamento oficial da empresa.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus