Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Nova operadora da Linha 7-Rubi inicia treinamento

Os funcionários da TIC Trens, futura operadora da Linha 7-Rubi da CPTM, iniciarão treinamentos em parceria com a estatal a partir deste domingo (1º). Segundo comunicado do Governo Estadual, a capacitação faz parte da fase de transição pré-operacional prevista no contrato de concessão.

Capacitação e transferência de conhecimento

A etapa de treinamentos tem como objetivo preparar a equipe da TIC Trens para assumir integralmente a operação da Linha 7-Rubi a partir de 26 de novembro de 2025. Durante o processo, será realizado o repasse de conhecimento sobre como a CPTM realiza as operações diárias no trecho que conecta as estações Palmeiras-Barra Funda e Jundiaí. Neste cenário, a Linha 7 já terá sido segregada na Barra Funda e o serviço 710 extinto.

Além disso, o contrato de concessão prevê que, nos primeiros seis meses de operação comercial, a TIC Trens utilize parte do pessoal da CPTM. Esse mecanismo busca garantir uma transição suave e assegurar a qualidade do serviço prestado aos passageiros, segundo a administração estadual.

Renato Lobo | Via Trolebus

Estado quer minimizar impactos

O período de treinamento faz parte de um processo de operação assistida, com duração de 12 meses. A medida tem como meta minimizar possíveis impactos decorrentes da mudança na gestão operacional, ao mesmo tempo em que visa manter a regularidade e a eficiência no atendimento à população. Segundo o Governo de São Paulo, a operação assistida é um dos aprimoramentos implementados na modelagem de concessão ferroviária do estado.

Concessão e novos projetos

A TIC Trens será responsável, a partir de novembro de 2025, pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi. Além disso, ficará a cargo da futura operadora a gestão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal).

A concessão foi leiloada em fevereiro deste ano e vencida pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos. O projeto prevê um investimento total estimado de R$ 14,2 bilhões, incluindo melhorias na infraestrutura ferroviária e na qualidade dos serviços prestados.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus