Niterói avança no transporte sustentável com novos ônibus elétricos
A Prefeitura de Niterói deu mais um passo na modernização do transporte público ao homologar a aquisição de até 50 ônibus elétricos, com uma compra inicial de 30 veículos. O processo licitatório foi realizado via pregão eletrônico e vencido pela TEVX Motors Group, representante da marca Higer Bus.
A marca coloca a cidade a lista de municípios com as maiores frotas elétricas do país, como São Paulo, São José dos Campos e Salvador. A capital paulista lidera a lista com mais de 400 unidades.
O prefeito Axel Grael destacou que a iniciativa reforça o pioneirismo de Niterói em soluções sustentáveis para o transporte público e na luta contra as mudanças climáticas.
“Estamos dando um passo concreto para um futuro mais sustentável. Os ônibus elétricos são uma solução prática e eficaz para reduzir emissões e melhorar a qualidade de vida dos moradores. A escolha foi feita com base em testes rigorosos para garantir eficiência e desempenho ideais às necessidades da cidade”, declarou Grael.
Testes e escolha do modelo
Antes da escolha, a Prefeitura realizou testes operacionais com diferentes modelos de ônibus elétricos, em parceria com os consórcios rodoviários locais. O modelo da TEVX Motors Group foi testado em novembro.
Impacto socioambiental
Cadu Souza, CEO da TEVX Higer, enfatizou o papel da empresa em contribuir para cidades inteligentes e sustentáveis, destacando os benefícios do modelo escolhido.
“Nosso ônibus elétrico oferece mais que sustentabilidade: ele melhora a experiência dos passageiros, com ar-condicionado, wi-fi, portas USB e telas de LED. Além disso, garante uma economia de até 65% nos custos de manutenção e 80% no consumo de combustível em comparação aos modelos a diesel”, afirmou Souza.
Benefícios para os moradores
O secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, destacou que os novos ônibus atenderão à antiga demanda por um transporte mais sustentável e acessível.
“Os novos veículos têm piso baixo, acessibilidade completa e operarão com a mesma tarifa dos ônibus convencionais. Além de oferecerem zero emissões e baixo ruído, proporcionam mais conforto para os passageiros. É um marco para a cidade e para o meio ambiente”, explicou Barandier, informando que os primeiros ônibus serão entregues em até 180 dias.
O Via Trolebus conheceu os ônibus da fabricante: