As Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro contam com serviços de trens urbanos para transporte de passageiros, que oferecem uma alternativa de deslocamento mais eficiente, aliviando o tráfego nas já saturadas vias rodoviárias.
Em Belo Horizonte e seu entorno, um grupo de passageiros quer implementar um serviço semelhante. O “Movimento Pela Volta do Trem de Passageiros na RMBH e Entorno” reúne especialistas do setor e usuários para reivindicar o retorno do trem de passageiros na região.
Com o fim da concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) previsto para 2026, o movimento vê uma oportunidade de pressão para reintroduzir o projeto. Nesse contexto, o grupo incentiva a população a enviar e-mails à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para expressar descontentamento com o atual abandono do sistema e manifestar o desejo pela reativação do trem.
Convocação para Mobilização Popular
“Amigos, o prazo para enviarmos sugestões à ANTT sobre a renovação da concessão da Ferrovia Centro Atlântica termina no dia 29. Nossa meta é enviar o máximo de e-mails possível, exigindo o trem de passageiros na RMBH”, afirmou o movimento. O prazo encerrou no mês passado.
Estudo da Malha Ferroviária
O Plano Ferroviário Estadual (PEF) de Minas Gerais já havia recomendado a criação de pelo menos 20 trechos ferroviários para o transporte de passageiros. Entre os projetos estudados está um trem metropolitano para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, integrado ao metrô, nos moldes da CPTM ou SuperVia.
Ao todo, foram analisadas 40 propostas, incluindo 11 trens turísticos, com potencial para beneficiar 166 municípios e cerca de 27 milhões de habitantes. Esse plano abrange 3.310 km de linhas férreas, prevendo um investimento de quase R$ 10 bilhões nos próximos anos.
As discussões foram inicias em 2021.