O Metrô de São Paulo informou que o processo de energização das vias da Linha 17-Ouro, sistema de monotrilho, começou e faz parte dos passos antecedentes à operação com trens.
São cabos com tensão elétrica de 22.000 volts (média tensão) e são necessários para permitir no ano de 2025, os testes dinâmicos com trens pela via.
A instalação está em andamento no trecho próximo da estação Vereador José Diniz, onde a tensão foi fornecida por cabos conectados à rede de energia da subestação Primária Bandeirantes, da Linha 5-Lilás.
Neste ponto, a rede passa pelo túnel da linha 5, saindo da estação Campo Belo, passando pelo banco de dutos construído na Avenida Roberto Marinho e assim chegar a via elevada do monotrilho.
A próxima etapa será a ativação do sistema de tração dos trens, que envolve o rebaixamento da tensão para 750 volts, e desta maneira, possibilitar a alimentação dos trens pela infraestrutura das barras de energização, chamadas de 3º e 4º trilhos, presentes nas laterais das vigas de concreto.
Por fim, depois destes processos, as estações serão contempladas com a chegada da energia elétrica em seus sistemas auxiliares.
De acordo com o Metrô, a previsão é de concluir no próximo ano as obras civis da Linha 17-Ouro, para em 2026, iniciar o atendimento aos passageiros.