Além das linhas de metrô em expansão, há um portfólio de projetos em desenvolvimento tanto pelo Metrô, responsável pelo planejamento dos novos eixos de transporte, quanto pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI).
Atualmente, são quatro projetos de futuras linhas, que em sua maioria propõem a expansão do metrô para além dos limites da capital paulista:
– Linha 16-Violeta: (Oscar Freire – Cidade Tiradentes)
– Linha 19-Celeste: (Anhangabaú – Bosque Maia)
– Linha 20-Rosa: (Santa Marina – Santo André)
– Linha 22-Marrom: (Sumaré – Cotia)
Qual linha está mais adiantada?
Depende da perspectiva. Conforme explicado pelo secretário Rafael Benini, que lidera a SPI, do ponto de vista do Metrô, a prioridade é a Linha 19-Celeste, que deverá conectar São Paulo a Guarulhos. Essa informação foi dada em entrevista ao jornalista William Moreira, do Diário dos Trilhos. As obras podem ser tocadas pelo próprio Metrô.
Por outro lado, para a SPI, a Linha 20-Rosa, que fará a ligação entre São Paulo e o ABC, é o projeto mais avançado.
“Enquanto o Metrô executa as obras da Linha 2 e da Linha 17, a que está mais adiantada para eles é a Linha 19. Trabalhamos em conjunto com o Metrô e não de forma concorrente,” declarou Benini.
Avanço da Linha 19
O Metrô de São Paulo confirmou ao Via Trolebus que foi concluído o projeto básico. As análises são essenciais, pois reúnem os dados necessários e suficientes para definir a obra com precisão, baseados em estudos técnicos preliminares que comprovem sua viabilidade.
Além disso, o Metrô está planejando as etapas de desapropriações. No início do mês, a empresa recebeu 14 propostas para a prestação de serviços técnicos especializados em arquitetura e engenharia, visando o cadastro de imóveis, avaliação imobiliária, obtenção de documentos, análise fundiária e preparação de processos administrativos para desapropriação das áreas necessárias para a Linha 19-Celeste.
Progresso na Linha 20-Rosa
O Metrô de São Paulo selecionou o Consórcio MNEPI Linha 20 para desenvolver o projeto básico da Linha 20-Rosa, que conectará São Paulo a Santo André, passando por São Bernardo do Campo.
O consórcio ofereceu a proposta mais econômica, de R$ 138 milhões, para os dois lotes do projeto: o primeiro entre Santa Marina e Abraão de Morais e o segundo entre Abraão de Morais e Santo André.
A previsão de conclusão do projeto, considerando o prazo de 20 meses, é para 2026.