Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Metrô tem 4 projetos de novas linhas. Qual o mais adiantado?

Além das linhas de metrô em expansão, há um portfólio de projetos em desenvolvimento tanto pelo Metrô, responsável pelo planejamento dos novos eixos de transporte, quanto pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI).

Atualmente, são quatro projetos de futuras linhas, que em sua maioria propõem a expansão do metrô para além dos limites da capital paulista:

Linha 16-Violeta: (Oscar Freire – Cidade Tiradentes)
– Linha 19-Celeste: (Anhangabaú – Bosque Maia)
Linha 20-Rosa: (Santa Marina – Santo André)
Linha 22-Marrom: (Sumaré – Cotia)

Qual linha está mais adiantada?

Depende da perspectiva. Conforme explicado pelo secretário Rafael Benini, que lidera a SPI, do ponto de vista do Metrô, a prioridade é a Linha 19-Celeste, que deverá conectar São Paulo a Guarulhos. Essa informação foi dada em entrevista ao jornalista William Moreira, do Diário dos Trilhos. As obras podem ser tocadas pelo próprio Metrô.

Por outro lado, para a SPI, a Linha 20-Rosa, que fará a ligação entre São Paulo e o ABC, é o projeto mais avançado.

“Enquanto o Metrô executa as obras da Linha 2 e da Linha 17, a que está mais adiantada para eles é a Linha 19. Trabalhamos em conjunto com o Metrô e não de forma concorrente,” declarou Benini.

Avanço da Linha 19

O Metrô de São Paulo confirmou ao Via Trolebus que foi concluído o projeto básico. As análises são essenciais, pois reúnem os dados necessários e suficientes para definir a obra com precisão, baseados em estudos técnicos preliminares que comprovem sua viabilidade.

Metrô de São Paulo

Além disso, o Metrô está planejando as etapas de desapropriações. No início do mês, a empresa recebeu 14 propostas para a prestação de serviços técnicos especializados em arquitetura e engenharia, visando o cadastro de imóveis, avaliação imobiliária, obtenção de documentos, análise fundiária e preparação de processos administrativos para desapropriação das áreas necessárias para a Linha 19-Celeste.

Progresso na Linha 20-Rosa

O Metrô de São Paulo selecionou o Consórcio MNEPI Linha 20 para desenvolver o projeto básico da Linha 20-Rosa, que conectará São Paulo a Santo André, passando por São Bernardo do Campo.

Fonte: Metrô de SP

O consórcio ofereceu a proposta mais econômica, de R$ 138 milhões, para os dois lotes do projeto: o primeiro entre Santa Marina e Abraão de Morais e o segundo entre Abraão de Morais e Santo André.

A previsão de conclusão do projeto, considerando o prazo de 20 meses, é para 2026.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus