Linha 20-Rosa avança com novos estudos geotécnicos
A implantação da Linha 20-Rosa do Metrô, projetada para conectar São Paulo, São Bernardo do Campo e Santo André, registrou mais um avanço importante.
Nesta quinta-feira, 28 de novembro de 2024, o Metrô de São Paulo anunciou o resultado da sessão pública para o recebimento das propostas comerciais referentes às investigações geotécnicas e sondagens de solo.
O serviço é descrito no site como “prestação de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura para o mapeamento e cadastramento das redes de utilidades públicas e levantamento planialtimétrico cadastral do sistema viário e alinhamento predial, áreas internas de quadras e áreas necessárias para os pátios de estacionamento e manutenção de trens”
Consórcios selecionados
O Consórcio Planal TEC-M3 foi o que apresentou a melhor proposta. Já o Consórcio Alphageo – EPT – FG fará “os especializados de engenharia para execução de investigações geotécnicas, sondagens e ensaios especiais para subsidiar o desenvolvimento do projeto básico”.
Características da Linha 20-Rosa
A Linha 20-Rosa será uma importante conexão entre diferentes subcentros de São Paulo, como Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema, além das regiões de São Judas, Jabaquara e o ABC industrial.
Com um traçado perimetral, a linha será fundamental para integrar os eixos radiais e fortalecer a articulação entre a rede metroferroviária e os corredores de transporte público. Ela conectará as zonas Oeste, Sudoeste e Sul da capital paulista com os municípios de São Bernardo do Campo e Santo André, na região Sudeste da Grande São Paulo.
A linha terá 31,1 km de extensão e contará com 24 estações, ampliando a conectividade entre essas regiões.
Parceria Público-Privada (PPP)
O Governo do Estado planeja construir a Linha 20-Rosa por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), como parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Esse programa também inclui outros projetos importantes, como as Linhas 19-Celeste e 22-Marrom do Metrô.
A PPP abrangerá não apenas a construção da linha, mas também sua operação, manutenção e possíveis expansões. O objetivo é aumentar a capacidade de transporte na Região Metropolitana de São Paulo.
Atualmente, o sistema metroviário da região conta com 101,1 km de linhas em operação e 35,8 km de extensões consideradas prioritárias, das quais a Linha 20-Rosa será uma das principais.