O Governo Estadual estuda financiar com recursos próprios a futura Linha 19-Celeste do Metrô, que ligará São Paulo a Guarulhos. A informação foi dada pelo secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, em entrevista ao jornalista William Moreira, do Diário dos Trilhos.
A linha seria construída pelo Metrô, mas após a conclusão das obras atualmente em andamento pela estatal. A empresa está avançando no projeto básico da Linha 19, enquanto o governo avalia em paralelo a possibilidade de uma parceria com o setor privado.
“O Metrô está avançando com seu projeto, esperamos que o Metrô consiga levá-lo adiante com eficiência, mas nós também temos nossa própria iniciativa. No final do prazo de estudos, quando tivermos ambos os projetos finalizados, o governador decidirá qual rumo seguir. Por exemplo, na Linha 17, tentamos avançar com o projeto privado enquanto o Metrô também trabalhava no seu, e o governador optou pelo projeto do Metrô. É um processo muito dinâmico,” explicou o secretário.
Detalhes da Linha 19
A Linha 19-Celeste está planejada para cobrir uma extensão de 17,6 km, com 15 estações, um pátio de manutenção em Vila Medeiros, áreas de estacionamento em Bosque Maia, Catumbi e Bixiga, 19 pontos de ventilação e saídas de emergência (VSE), além de duas subestações primárias.
A linha conectará Guarulhos — o segundo município mais populoso de São Paulo — aos bairros Vila Medeiros, Vila Maria e Pari, integrando-os ao centro de São Paulo. Estão previstas interligações com as linhas 3-Vermelha (Anhangabaú), 1-Azul (São Bento) e 2-Verde (Dutra) do Metrô, e com as linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM (Cerealista). Atualmente, estão em andamento as sondagens, ensaios geotécnicos e o desenvolvimento do projeto básico.
O caminho da nova linha:
Reduções previstas de emissões e consumo
– Redução de poluentes atmosféricos: 1.160 toneladas por ano
– Redução de gases de efeito estufa: 131.264 toneladas por ano
– Economia de combustível: 59,7 milhões de litros por ano
Inovação Tecnológica no Projeto Básico
O projeto da Linha 19 é o primeiro grande empreendimento de transporte de passageiros no Brasil executado integralmente com a tecnologia BIM (Building Information Modeling), permitindo a integração e compatibilização dos dados entre arquitetura, engenharia civil e sistemas, além de um trabalho colaborativo entre a equipe técnica do Metrô e projetistas. Com o uso de BIM, é possível acompanhar a evolução das especificações do projeto de forma integrada, com visualizações horizontal e vertical ao longo da linha, permitindo ajustes antecipados.
Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados recursos tecnológicos, como padrões construtivos, o levantamento de realidade com laser scan para criar modelos “as built” em nuvem de pontos das estações Anhangabaú e São Bento e um levantamento topográfico completo ao longo de toda a linha.