O projeto básico é um documento fundamental que descreve em detalhes o objeto de uma licitação para obras ou serviços de engenharia, sendo um pilar essencial para a realização da construção.
O estudo referente à nova Linha 19-Celeste, que conectará São Paulo a Guarulhos, foi finalizado, conforme informou o Metrô ao Via Trolebus. Este novo eixo de transporte, que terá uma extensão de 17,6 km, poderá ser executado pela própria operadora, embora o trabalho só deva começar após a conclusão das obras atuais, prevista para depois de 2027.
A linha conectará a estação Anhangabaú, no centro de São Paulo, ao Bosque Maia, em Guarulhos.
Próximos passos
A operadora está conduzindo estudos sobre as desapropriações de terrenos necessários para a implantação do novo corredor de transporte. Recentemente, o Metrô recebeu 14 propostas para serviços técnicos especializados em arquitetura e engenharia, que incluem o cadastro individual de imóveis, avaliação imobiliária, busca de documentos, análise fundiária e a elaboração dos processos administrativos para as desapropriações necessárias.
Estudo de Parceria Público-Privada (PPP)
Em paralelo, a Secretaria de Parcerias e Investimentos avalia a possibilidade de conceder a linha à iniciativa privada. Esse eixo integra uma lista de projetos qualificados pelo Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que inclui as Linhas 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom. A PPP visa envolver o setor privado nos serviços de expansão, operação e manutenção dessas linhas, bem como nas estratégias de participação do setor privado. Com isso, o ativo ampliará a capacidade do sistema metroviário na Região Metropolitana de São Paulo, que atualmente conta com 101,1 km de linhas e 35,8 km de expansões prioritárias.