As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, no trecho entre Vila Prudente e Penha, seguem avançando, com algumas estações já ultrapassando 80% de conclusão. O tatuzão continua a escavar entre as futuras estações Anália Franco e Santa Clara.
Extensão até Guarulhos
A partir da Penha, a linha será estendida em mais 5,8 km, com a construção de cinco novas estações:
- Penha de França
- Gabriela Mistral
- Fernão Dias
- Ponte Grande
- Dutra.
Segundo Eduardo Maggi, engenheiro e gerente de empreendimentos da Linha 2-Verde, durante palestra na 30ª Semana da Tecnologia Metroferroviária promovida pela AEAMESP, o processo de desapropriação de terrenos para a segunda fase da expansão está em andamento.
Áreas em desapropriação
Atualmente, a operadora realiza desapropriações e demolições entre as futuras estações Gabriela Mistral e Fernão Dias.
Segunda tuneladora
Em uma entrevista para o podcast Inteligência Ltda., em setembro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mencionou um novo prazo para o início das obras. Segundo ele, foi emitida a ordem de serviço para preparar uma tuneladora dedicada à escavação dos túneis que ligam a Penha, na Zona Leste, até o município de Guarulhos, ao lado do Shopping Internacional, próximo à Rodovia Presidente Dutra.
Local da futura estação Dutra:
Para cumprir o prazo, o pedido da tuneladora já foi feito, e o governador projeta que as escavações comecem até março de 2026.
“Na Linha 2, acabamos de dar a ordem de serviço para uma tuneladora, que vai escavar o trecho entre Penha e Dutra, até Guarulhos, no primeiro trimestre de 2026. Então, você precisa fazer o pedido agora para que, em 2026, ela já esteja operando,” destacou o governador.