Fonte: Metrô de SP
Metrô SP

Linha 16 do Metrô: Governo Prorroga Estudos para ramal na Zona Leste

Governo de SP Prorroga Estudos da Linha 16-Violeta do Metrô

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a prorrogação dos estudos para a futura Linha 16-Violeta do Metrô, que promete ligar a zona leste da capital até o bairro dos Jardins.

Novo Prazo para Entrega dos Estudos

Segundo publicação no Diário Oficial da Secretaria de Parcerias e Investimentos, “foi prorrogado o aprofundamento dos estudos do projeto de obra e operação da Linha 16 – Violeta do Metrô”. As análises foram estendidas por mais 30 dias, sendo o novo prazo de entrega dos estudos para o edital de chamamento público nº 01/2024, dia 6 de dezembro de 2024, totalizando 60 dias desde a publicação do aviso de chamamento.

Fonte: Metrô de SP

Linha 16-Violeta nos Planos de Concessão

Inicialmente, o governo estadual planejava conceder a Linha 16 junto com outras novas linhas e ramais antigos, como as Linhas 19-Celeste e 20-Rosa. No entanto, após manifestação de interesse da empresa espanhola Acciona, o governo decidiu realizar um chamamento público específico para a Linha 16, separando-a das demais.

Estudos do Metrô para o Projeto

Antes de incluir a Linha 16 no programa de concessão, o Metrô de São Paulo desenvolveu o projeto diretriz do ramal, em dois documentos com mais de mil páginas. Esses arquivos detalham inovações previstas para a linha, como a escavação de parte do trajeto com um super tatuzão, que permitiria espaço para quatro vias, reduzindo a necessidade de um pátio de manobras e diminuindo os custos de obra. Ainda não se sabe se a iniciativa privada manterá esse modelo de construção.

Metro de Barcelona, que inspirou projeto da Linha 16-Violeta

Detalhes do Projeto da Linha 16-Violeta

O novo ramal contará com 25 estações ao longo de 32 km, e o investimento estimado é de R$ 38,4 bilhões. A concessão será de 30 anos, incluindo 8 anos para construção e 22 anos para operação. A previsão é que a linha beneficie mais de 226,8 milhões de passageiros anualmente.

Integrações e Conexões

A Linha 16-Violeta terá oito  pontos de integração:

  • Linha 1-Azul na estação Ana Rosa (ou Paraíso)
  • Linha 2-Verde nas estações Ana Rosa (ou Paraíso) e Anália Franco
  • Linha 4-Amarela na estação Oscar Freire
  • Linha 10-Turquesa na estação São Carlos
  • Linha 14-Ônix na estação Santa Marcelina
  • Linha 15-Prata em Cidade Tiradentes
  • Linha 19-Celeste na Estação Jardim Paulista
  • Além de três terminais de ônibus

Linha dos Parques

Conhecida também como a “Linha dos Parques”, a Linha 16-Violeta terá estações próximas aos parques Ibirapuera, Aclimação e Independência, incentivando atividades culturais e o lazer na cidade de São Paulo.

Foto: Francisco Oliveira

Trajeto Completo

A linha completa ligará a região de Cidade Tiradentes, na zona leste, à zona oeste de São Paulo, terminando na Estação Oscar Freire.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus