O Sindicato dos Rodoviários do Recife e Região Metropolitana informou que uma nova greve de ônibus pode ocorrer nos próximos dias. Não há, no entanto, uma data definida para a paralisação. A última greve aconteceu entre os dias 12 e 14 de agosto e afetou cerca de 1,5 milhão de passageiros.
Reivindicações dos trabalhadores
De acordo com o sindicato, algumas empresas, como o Consórcio Recife e a Mobibrasil, não estão cumprindo os acordos firmados.
Nota do sindicato
“Na madrugada desta quinta-feira, 21, estivemos em assembleia com os trabalhadores da Metropolitana. Esta é mais uma empresa que vem descumprindo o acordo, conforme temos verificado nos mutirões de fiscalização que o sindicato vem realizando, ou seja, segue roubando horas do trabalhador. Na greve deste ano, varremos da nossa Convenção de Trabalho a cláusula que permitia esse roubo, mas a Metropolitana, assim como as demais empresas do sistema, insiste em descumprir o que foi acordado.
Além dos mutirões e das assembleias por garagem, o sindicato também estará tomando medidas na Justiça do Trabalho para garantir os direitos dos trabalhadores.”
Resposta das empresas
A Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco) negou as acusações. Em nota, afirmou que “não há descumprimento do acordo coletivo celebrado este ano”.
“A entidade tem fornecido orientações às empresas associadas e monitorado a implementação dos pontos pactuados no referido acordo. Informamos ainda que os espelhos de ponto detalhados, contemplando os tempos de deslocamento garagem-terminal e de prestação de contas, estão sendo fornecidos conforme modelo validado pelo próprio Sindicato dos Rodoviários”, declarou a Urbana-PE.